Veja novidades sobre as sedes da final da Libertadores e Sul-Americana 2025

Taça da Libertadores. (Foto: Divulgação)

Montevidéu surge como candidata para final da Libertadores 2025

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, afirmou que Montevidéu é uma das candidatas a sediar a final da Copa Libertadores de 2025.

Durante um evento na FanZone da Libertadores, em Buenos Aires, Domínguez revelou que a candidatura da capital uruguaia foi apresentada verbalmente, mas a decisão ainda não foi discutida no Conselho Executivo da entidade.

A escolha pode marcar a repetição de Montevidéu como sede da final única da Libertadores, já que o Estádio Centenário recebeu a decisão entre Palmeiras e Flamengo em 2021. Na ocasião, o Palmeiras venceu por 2 a 1 na prorrogação e conquistou o bicampeonato consecutivo da competição.

Desde que a Libertadores passou a ser decidida em jogo único, em 2019, apenas o Rio de Janeiro recebeu a final mais de uma vez. O Maracanã foi palco das decisões de 2020, entre Palmeiras e Santos, e de 2023, entre Fluminense e Boca Juniors. Em 2021, o estádio recebeu público reduzido devido à pandemia, o que justificou sua escolha para uma nova final posteriormente.

As finais únicas da Copa Libertadores foram realizadas nos seguintes locais:

  • 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate – Estádio Monumental de Lima (Peru)
  • 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos – Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil)
  • 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
  • 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR – Estádio Monumental de Guayaquil (Equador)
  • 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors – Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil)
  • 2024: Atlético-MG x Botafogo – Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)

Domínguez também anunciou que a final da Copa Sul-Americana de 2025 será em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A definição das sedes para as competições de 2025 será feita nos próximos meses.