O Sport Recife confirmou seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro após três anos na Série B. No domingo (24/11), a equipe venceu o Santos por 2 a 1 na Ilha do Retiro, terminando a temporada na terceira posição, com 66 pontos.
- Cruzeiro toma atitude importante nos bastidores
- A declaração de Matheus Pereira sobre a atual fase do Cruzeiro
O jornalista Fernando Rocha celebrou o feito do time pernambucano. Filho do ex-presidente do Cruzeiro José Dalai Rocha, ele enalteceu a importância do Sport na elite do futebol nacional. Rocha, ex-apresentador do programa Bem Estar da TV Globo, afirmou que o clube possui uma identidade forte e comparou sua relevância à do Cruzeiro.
“Três anos depois o Sport voltou! A verdade é que o Sport nunca deveria ter saído. O time do Recife que é a cara do Cruzeiro. Respeito absoluto! A Série A agradece”, escreveu ele.
Três anos depois o Sport voltou!
— Fernando Rocha (@fernandoroch) November 24, 2024
A verdade é que o Sport nunca deveria ter saído. O time do Recife que é a cara do CRUZEIRO. Respeito absoluto! A Série A agradece! pic.twitter.com/RVrF66Z7g8
Times que garantiram acesso para a Série A do Brasileirão
Além do Sport, o Santos garantiu o acesso como campeão da Série B. O time paulista assegurou a liderança antecipadamente e encerrou a competição com 70 pontos. O Mirassol, vice-campeão, também subiu, após vencer a Chapecoense por 1 a 0 no estádio Maião, no interior de São Paulo. Assim sendo, o clube conquistou 67 pontos e fará sua estreia histórica na primeira divisão.
O Ceará completou o grupo dos promovidos ao empatar em 0 a 0 com o Guarani, último colocado do campeonato, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Com 64 pontos, o time cearense obteve o acesso ao retornar à Série A após uma temporada na segunda divisão.
No entanto, o Novorizontino, com 64 pontos, ficou na quinta posição. A equipe perdeu para o Goiás por 1 a 0 no estádio da Serrinha, em Goiânia, e não conseguiu a classificação. Apesar de uma campanha consistente, o clube disputará mais um ano na Série B.
A última rodada foi marcada por grande competitividade. Isso porque três vagas para o acesso ainda estavam em disputa, o que tornou os jogos decisivos. Assim, além do Santos, Sport, Mirassol e Ceará garantiram suas colocações e celebraram a conquista de um lugar na elite do futebol brasileiro para a temporada de 2025.