Libertadores: Conmebol divulga novidade sobre a premiação da final

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Medalhas da Libertadores ganham novo design para a final de 2024

As medalhas entregues ao campeão e ao vice da Copa Libertadores foram reformuladas para a edição de 2024. A Conmebol divulgou o novo design nesta semana, destacando mudanças como o fundo, que agora é dourado ou prateado, dependendo da posição, e um anel preto com as inscrições “campeão” ou “vice-campeão”, além do nome da competição. Antes, o fundo atrás do desenho da taça era preto, com as cores presentes apenas ao redor.

O novo modelo de medalhas será entregue neste sábado, na grande final entre Atlético-MG e Botafogo, que acontece às 17h (de Brasília), no Estádio Más Monumental, em Buenos Aires. Enquanto o Galo busca o bicampeonato, o Glorioso tenta seu primeiro título na história da competição.

Para chegar à decisão, o Atlético-MG superou o River Plate na semifinal, vencendo por 3 a 0 e segurando o empate em 0 a 0 no Monumental de Núñez. Já o Botafogo eliminou o Peñarol, com uma goleada de 5 a 0 no Rio de Janeiro e uma derrota por 3 a 1 no Uruguai.

Esta será a quarta final 100% brasileira nas últimas cinco edições da Libertadores. Apenas o confronto entre Fluminense e Boca Juniors, em 2023, destoou desse padrão recente.

Além das medalhas e da cobiçada taça, o campeão levará para casa uma premiação de 23 milhões de dólares (cerca de R$ 140 milhões na cotação atual). O valor reforça a importância do título, que não só consagra o melhor time do continente, mas também garante uma grande receita para o vencedor.

O Atlético-MG, comandado por Gabriel Milito, tenta encerrar um jejum de mais de dez anos sem conquistas na Libertadores, tendo levantado seu último troféu em 2013. Por outro lado, o Botafogo, liderado por Artur Jorge, busca escrever uma nova página em sua história, conquistando o título pela primeira vez.