F1: Verstappen faz forte declaração em relação a Russell

Verstappen e Russel conversam após quali (Foto: Divulgação/F1)

Max Verstappen critica George Russell após punição no GP do Catar

Mesmo após vencer o GP do Catar neste domingo (1), Max Verstappen não escondeu sua insatisfação com George Russell. O tetracampeão da Red Bull perdeu a pole position devido a uma punição aplicada pelos comissários da FIA após a classificação no sábado, em que Russell o acusou de atrapalhá-lo na última tentativa do Q3. Durante entrevista, Verstappen demonstrou irritação com a postura do britânico e disse ter “perdido todo o respeito” pelo rival.

“O que ele fez não faz sentido. Tenho respeito por todos, mas perdi o respeito com ele. Achei ridículo como ele quis me dar uma penalização. Ele é muito arrumado diante das câmeras, mas fora dela é uma pessoa completamente diferente. Eu não suporto isso, então é melhor você se f*der. Não quero ter nada a ver com isso. Já fui muitas vezes aos comissários. Nunca vi um piloto tentar ferrar outro piloto com tanta força”, disparou Verstappen.

O incidente aconteceu no final do Q3, quando Verstappen conduzia lentamente antes de iniciar sua última volta rápida. Russell, que também se preparava para abrir sua tentativa, reclamou pelo rádio, alegando ter sido atrapalhado. Após ouvirem os dois pilotos, os comissários consideraram que o holandês dirigiu “desnecessariamente devagar” e o puniram com a perda de uma posição no grid, deixando Russell com a pole e Verstappen na segunda colocação.

Ainda segundo Verstappen, ele tentou ser cuidadoso para não atrapalhar ninguém durante a volta lenta, mas sentiu que suas explicações aos comissários não foram ouvidas.

“Eu só tentei ser legal, talvez eu não devesse. Não queria atrapalhar ninguém a preparar sua volta (rápida). E fazendo isso, sendo legal, basicamente você ganha uma penalidade. Tentei explicar isso, mas parecia que eu estava falando com um muro”, afirmou.

O holandês também criticou o comportamento de Russell fora das câmeras e afirmou que não planeja conversar com o rival sobre o incidente.

“Ele é muito educado na frente da câmera, mas quando você está do lado de fora ele é uma pessoa muito diferente. Acho isso muito difícil. Então tenho que dar o fora disso, não quero ter nada a ver com isso”, concluiu.

Na corrida, Verstappen ultrapassou Russell logo na primeira curva e liderou até o fim, garantindo sua nona vitória na temporada. Já Russell enfrentou problemas, como um pit stop lento e quedas no pelotão, mas conseguiu terminar na quarta posição após aproveitar os safety cars em um final movimentado.