Vasco confirma saída e vai receber quantia milionária

Bandeira do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Vasco)

O Vasco da Gama encaminhou a venda do meia-atacante Luca Orellano para o FC Cincinnati, dos Estados Unidos. O jogador estava emprestado desde o começo da temporada e terá os direitos econômicos adquiridos por meio do gatilho contratual pré-estabelecido no contrato.

O jogador de 24 anos chegou ao Vasco em 2023 cercado de muita expectativa, por ser considerado uma das maiores promessas do futebol argentino. Revelado no Vélez Sarsfield, ele foi uma das primeiras contratações da empresa estadunidense 777 Partners, quando geria a SAF vascaína.

A negociação, na época, girou em torno de 3 milhões de dólares, aproximadamente 15,8 milhões de reais, por 60% dos direitos econômicos do atleta. Mas apesar do alto investimento, o jogador não se adaptou bem ao clube e pediu para ser negociado no início de 2024.

imagem_2024-12-03_155513038

O então diretor de futebol Alexandre Mattos costurou a cessão ao FC Cincinnati, dos Estados Unidos, com opção de compra ao fim do vínculo de empréstimo, em dezembro. Segundo o jornalista Lucas Pedrosa, como Orellano teve uma boa temporada com 11 gols e 5 assistências em 36 jogos, o time estadunidense informou ao Vasco que exercerá o direito de compra.

Com isso, os americanos pagarão 3 milhões de dólares, cerca de 18 milhões de reais, um valor um pouco maior em relação ao negociado em 2023, por conta da variação da taxa de câmbio. No entanto, o Vasco terá prejuízo com o negócio.

Isso porque o Cruz-Maltino terá que repassar 40% do pagamento ao ex-clube do jogador. O Vélez Sarsfield receberá 1,2 milhão de dólares, cerca de 7,2 milhões de reais, enquanto o Vasco ficará com o restante. Portanto, o Gigante da Colina ficará com 1,8 milhão de dólares, o equivalente a 10,8 milhões de reais.