Dois times disputam vaga direta para Sul-Americana 2025

Bandeira do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)

Vitória e Grêmio empatam em confronto direto pela Sul-Americana; Alerrandro assume artilharia isolada

Vitória e Grêmio empataram por 1 a 1 na noite desta quarta-feira (4), no Barradão, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve as duas equipes próximas na tabela e na zona de classificação à Sul-Americana. O Vitória é o 11º colocado, com 46 pontos, seguido de perto pelo Grêmio, em 12º, com 45 pontos.

O destaque da partida foi Alerrandro, que marcou o gol de empate para o Vitória e chegou a 15 gols no Brasileirão, se isolando na artilharia da competição e superando Yuri Alberto, do Corinthians, com 14.

Logo no primeiro minuto, Janderson quase abriu o placar para o Vitória, mas parou em boa defesa de Marchesín. Apesar de a posse de bola ser equilibrada, o time baiano era mais perigoso. No entanto, foi o Grêmio que saiu na frente, aos 36 minutos. Pavón recebeu lançamento de Rodrigo Caio, ajeitou de calcanhar e serviu João Pedro, que finalizou cruzado para abrir o placar. O Vitória quase empatou na sequência, mas Gustavo Mosquito chutou rente à trave.

No segundo tempo, o jogo seguiu movimentado. Cristaldo assustou o goleiro Lucas Arcanjo em chute forte após erro da defesa rubro-negra. O Vitória respondeu com uma boa finalização de Willian Oliveira, defendida por Caíque, que substituiu Marchesín no intervalo.

Aos 21 minutos, o empate do Vitória finalmente veio. Raúl Cáceres cruzou da direita, e Alerrandro cabeceou para o fundo das redes, garantindo o 1 a 1 e a artilharia isolada do Brasileirão. O restante da partida foi aberto, com as duas equipes buscando a vitória, mas sem sucesso nas finalizações.

O Vitória encerra sua participação no Campeonato Brasileiro enfrentando o Flamengo no Maracanã, no domingo, dia 8 de dezembro, às 16h. Já o Grêmio joga contra o Corinthians na Arena do Grêmio, no mesmo dia e horário.