Após conquistar a Copa Libertadores e colocar o Botafogo em destaque no cenário internacional, o técnico Artur Jorge tem sido alvo de interesse de clubes europeus e do mundo árabe.
O português de 52 anos, que assumiu o comando do Botafogo em abril, tem se mostrado um dos técnicos mais valorizados da América do Sul. No entanto, sua permanência no Botafogo está em risco, e o valor de sua multa rescisória pode ser um fator decisivo.
Multa rescisória acessível
Artur Jorge tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2025, mas o valor de sua multa rescisória é considerado baixo para os padrões do futebol europeu e do mercado árabe.
Segundo informações, a multa é de apenas 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 32 milhões). Esse valor é considerado acessível por clubes tradicionais da Espanha, França, Inglaterra e até do Oriente Médio, que têm mostrado interesse no treinador.
Sendo assim, diante do sucesso recente do técnico à frente do Botafogo, sua saída pode ser inevitável caso algum desses clubes decida pagar a multa.
⚠️ Atenção!
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 5, 2024
Dois clubes do exterior sinalizaram que estão dispostos a pagar a multa rescisória e praticamente triplicar o salário de Artur Jorge para tirá-lo do Botafogo.
A multa do treinador é considerada baixa: 2 milhões de euros (R$ 12,6 milhões).
John Textor está ciente… pic.twitter.com/VsznQz9Nz6
O futuro de Artur Jorge no Botafogo
Sendo assim, a decisão de Artur Jorge em continuar ou não no Botafogo pode depender de fatores externos. Além disso, o contrato do treinador oferece uma certa flexibilidade, já que ele poderia sair a qualquer momento, caso algum clube interessado efetue o pagamento da multa.
Vale destacar que John Textor, sócio majoritário da SAF do Botafogo, está ciente da situação, mas, até o momento, não tomou nenhuma medida para evitar essa possível saída. Com isso, o Botafogo fica na expectativa, tentando manter seu principal nome no comando da equipe.
O que acontece agora com o Botafogo?
Com o futuro de Artur Jorge em jogo, o Botafogo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde ainda briga pelo título. A equipe ocupa a liderança com 76 pontos, três à frente do Palmeiras.
Dessa maneira, o técnico português pode conquistar mais um título importante, enquanto sua permanência no clube fica cada vez mais incerta. Por isso, o time alvinegro precisará lidar com essa pressão extra enquanto se aproxima de uma possível conquista histórica.