Abel Ferreira é sincero sobre aposta em jovens para 2025

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Palmeiras planeja 2025 com foco na base e contratações pontuais, diz Abel Ferreira

O Palmeiras já traça o planejamento para 2025 com foco em sua filosofia de trabalho, baseada na valorização das categorias de base e reforços estratégicos. O técnico Abel Ferreira confirmou no último domingo (8) que entregou à diretoria um relatório com as necessidades do elenco para a próxima temporada.

Apesar da forte movimentação de rivais no mercado, o Palmeiras não deve fazer grandes investimentos em jogadores badalados. A ideia é manter o equilíbrio entre juventude e experiência, uma marca da gestão do clube nos últimos anos.

Abel Ferreira destacou que a busca será por atletas que tragam energia e disputem espaço no elenco. Em sua coletiva, citou o lendário técnico Telê Santana:

“Como Telê Santana falava, gosto de jogadores ‘cães magros’. Temos que competir de outra forma. Investimos na base e procuramos jogadores que nos deem rendimento e que podemos vender”, afirmou.

O treinador mencionou os exemplos de Mauricio e Aníbal, que chegaram ao clube para aumentar a competitividade do elenco, e comentou sobre os altos custos de reforços de outros times:

“O Botafogo, por exemplo, tem uma defesa muito cara. Nós seguimos uma filosofia própria.”

Ainda assim, a chegada de um jogador mais experiente não está descartada, desde que equilibrada com a juventude.

“Podemos buscar maturidade também. O equilíbrio é fundamental”, completou.

Abel deixou claro que o Palmeiras terá mudanças no elenco, com saídas e chegadas de atletas. Segundo ele, quatro ou cinco jogadores devem ser contratados, enquanto outros tantos deixarão o clube, um movimento recorrente na gestão de Leila Pereira.

“Todos os anos fazemos reformas. Ciclos acabam e precisamos vender ou trazer energia nova. O segredo é isso, renovar. Não será diferente em 2025”, disse o técnico.

Em 2024, o Palmeiras contratou Felipe Anderson, de 31 anos, e Abel relembrou o pedido por Diego Costa, que não foi atendido.

“Não conseguimos trazer tudo o que queremos, mas fazemos o possível para manter o time competitivo”, afirmou.

Os jogadores do Palmeiras entram de férias nesta segunda-feira (9) e retornam aos treinamentos no início de janeiro. O primeiro compromisso será o Campeonato Paulista, que começa no dia 15 de janeiro.