Tencati anuncia saída do Criciúma após rebaixamento para a Série B
O técnico Cláudio Tencati anunciou sua saída do Criciúma após a derrota por 5 a 1 para o Bragantino, neste domingo (8), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O clube já havia sido rebaixado para a Série B com uma rodada de antecedência, encerrando o ano apenas cumprindo tabela.
- Vídeo: mascote do Criciúma provoca jogadores do Corinthians e começa confusão
- Libra toma decisão sobre proposta bilionária da Globo
Na entrevista após o jogo, Tencati pediu desculpas à torcida pelo desempenho da equipe na reta final do campeonato e destacou que a decisão de deixar o clube foi tomada após conversas com membros da diretoria.
“É vergonhoso o que a gente passou nessa reta final. Cumprimos todas as metas que procuramos estabelecer para o clube, somente essa [a permanência] que não cumprimos. […] Diante das mudanças e acontecimentos, falei para Juliano, Éder e Alexandre, que neste momento está como presidente do clube, que eu não tenho condições de permanecer à frente do clube”, afirmou.
Tencati chegou ao Criciúma em outubro de 2021 para substituir Paulo Baier, quando o clube ainda disputava a Série C. Desde então, acumulou conquistas como os acessos à Série B e à Série A, além de títulos estaduais. Sob seu comando, o Criciúma venceu a Série B do Catarinense (2022), foi bicampeão estadual (2023 e 2024) e conquistou a Recopa Catarinense em 2024.
Com 174 jogos à frente do Criciúma, Tencati se tornou o segundo treinador com mais partidas na história do clube. Ele era também um dos técnicos mais longevos em atividade no futebol brasileiro, atrás apenas de Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza, e Abel Ferreira, no Palmeiras.
Apesar dos títulos e do reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos três anos, o rebaixamento na Série A pesou na decisão de encerrar sua trajetória no clube. “Tive a oportunidade de sair e não saí, porque honrei o compromisso até o último jogo com o Criciúma. Mantive minha palavra, mas agora não tenho condições de continuar”, destacou o técnico.
Com a saída de Tencati, o Criciúma inicia o planejamento para a temporada de 2025. A diretoria busca um novo comandante para conduzir a equipe no desafio de retornar à elite do futebol brasileiro.