No ano de seu centenário, o Athletico enfrenta o impacto de um dos momentos mais difíceis de sua história. Após a confirmação do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube divulgou uma carta oficial pedindo desculpas à torcida, reconhecendo erros e apontando os desafios de uma nova realidade.
Notícias mais lidas:
- Athletico-PR: Thiago Heleno lamenta rebaixamento
- Delegação do Athletico despista torcida após rebaixamento
O texto, publicado nesta terça-feira (10), reflete sobre os motivos do insucesso e as mudanças planejadas para o futuro.
Reconhecendo os erros do presente
Na nota, o Furacão lamenta profundamente o rebaixamento, classificando o resultado como “digno de toda lamentação”. Além disso, o clube ressaltou a importância de aprender com os erros cometidos durante a temporada, que foi marcada por altos investimentos no futebol, mas que não trouxeram o retorno esperado.
A carta também cita o impacto das SAFs no futebol brasileiro, o que teria criado um “desequilíbrio financeiro” em comparação com modelos tradicionais de gestão.
“Mesmo assim, é preciso dizer que o CAP aportou um investimento em seu Departamento de Futebol maior que o realizado nos anos de 2022 e 2023. Infelizmente, pelo imponderável da bola e pela incerteza inerentes a cada contratação, não acertamos”, diz o texto.
Confira a carta, na íntegra, a seguir:
Carta ao torcedor athleticano
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) December 10, 2024
Antes de tudo, é preciso pedir desculpas pelo triste resultado esportivo de 2024.
O descenso do Athletico Paranaense é doloroso e digno de toda lamentação, pois esta Instituição se tornou nas últimas décadas sinônimo de grandeza e orgulho para todo… pic.twitter.com/vCaSuAEDTJ
Mudanças estruturais e planos futuros
Com o rebaixamento, o Athletico iniciou um processo de reestruturação em seu departamento de futebol. Entre as medidas já adotadas, estão as saídas do técnico Lucho González, do diretor técnico Paulo Autuori e de outros membros da comissão técnica.
O clube também destacou a necessidade de adaptação para competir na Série B e anunciou que, no início do Campeonato Paranaense de 2025, utilizará uma base sub-20. “É imperativo pensar o futuro e a necessidade de dar novo direcionamento de rotas”, afirmou a diretoria.
Um apelo à união da torcida
O Athletico encerra a carta com um pedido de união e apoio incondicional da torcida. “Como tudo que é mais valoroso na vida, é preciso estarmos juntos, nas alegrias e nas tristezas. Contigo, ATHLETICO PARANAENSE, até o fim.”