Fluminense avança na busca por investidores para a SAF
O Fluminense segue em busca de investidores para implementar sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Com o apoio do BTG Pactual, o clube concluiu o estudo financeiro e iniciou a busca por interessados em outubro. Com o fim do Campeonato Brasileiro, as negociações devem avançar nos próximos dias.
Notícias mais lidas:
- Declaração de Dodô, recado de Denílson e times rebaixados: as últimas notícias do Fluminense
- Fluminense encaminha renovação de contrato
O modelo da SAF será debatido diretamente com o investidor escolhido, e não previamente definido pelo clube. Internamente, estima-se que a operação possa ser concluída em 2025. Nas últimas semanas, reuniões sobre o tema foram realizadas, mas o assunto é tratado sob sigilo contratual por um pequeno comitê nas Laranjeiras, o que impede maiores manifestações públicas.
No início de outubro, o presidente Mário Bittencourt detalhou o que o clube espera do futuro modelo de SAF. A inspiração vem do Bahia, que passou a integrar o Grupo City. Segundo ele, o objetivo é sanar as dívidas do clube e, gradualmente, direcionar investimentos ao futebol.
“Vamos buscar o saneamento definitivo do clube, para começar do zero. O investidor sabe que parte do dinheiro será para quitar as dívidas e a outra parte, gradualmente, para investir no futebol. É um crescimento com perenidade, exatamente como o Bahia, que montou um bom time, mas sem gastar mais do que fatura”, declarou Bittencourt.
O Fluminense brigou para não cair até a última rodada do Campeonato Brasileiro, quando venceu o Palmeiras e se salvou da queda. Com a briga contra o rebaixamento e o fim da temporada, reacendeu o debate entre os torcedores sobre o andamento do processo de SAF. O tema é considerado fundamental para o futuro do clube.
O clube segue estruturando o modelo e estreitando o foco na escolha de um investidor. A expectativa é que o processo traga resultados de médio a longo prazo, garantindo estabilidade financeira e competitividade esportiva para o Fluminense nos próximos anos.