Vasco abre conversas por novo treinador

Pedrinho, presidente do Vasco (Foto: Reprodução/Vasco TV)

Vasco tenta contratação do técnico Renato Gaúcho

O Vasco encerrou a temporada de 2024 com uma grande incerteza em relação ao comando técnico da equipe. A poucos dias do começo da preparação para o Campeonato Carioca, o presidente Pedrinho continua à procura de um treinador.

Desde que Rafael Paiva deixou o clube, no final de novembro, o Cruz-Maltino ainda não decidiu quem será o encarregado do planejamento para 2025. Foram ventilados nomes como Luís Castro, Sérgio Conceição e Pedro Caixinha, porém nada se concretizou.

No entanto, noticiado recentemente pelo Globo Esporte, Pedrinho iniciou conversas com Renato Gaúcho, que deixou o Grêmio na última segunda-feira (9). Ele tem livre acesso ao mercado, porém, prefere aproveitar os últimos dias do ano para descansar no Rio.

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Segundo o Globo Esporte, o Vasco entrou em contato direto com Renato, avaliou a proposta salarial do treinador de 62 anos e manifestou o interesse em contratá-lo.

“Ele pediu tempo para avaliar a possibilidade e ficou de dar uma resposta até o fim de semana”, informa a reportagem.

Pedrinho e sua equipe estão evitando apostar em treinadores estrangeiros que nunca estiveram no Brasil. Renato é um velho conhecido do torcedor cruz-maltino, tendo trabalhado duas vezes no Clube.

Renato liderou a equipe que ficou com o vice-campeonato da Copa Betano do Brasil (perdeu para o Flamengo) e terminou o Brasileirão Betano na sexta posição. Dois anos depois, o técnico voltou para São Januário.

No entanto, as recordações não são nada agradáveis. Renato assumiu o comando do time na fase final do Brasileirão Betano, com o Vasco já na zona de descenso. Em última análise, o primeiro rebaixamento cruz-maltino não pôde ser prevenido.

É importante salientar que Renato Gaúcho ficou em terceiro lugar na lista de prioridades. Luís Castro, que possui propostas de outros competidores do Brasil e também do Oriente Médio, era o plano A. Posteriormente, a diretoria entrou em contato com outro luso, Pedro Caixinha, porém as discussões como ex-Red Bull Bragantino não progrediram.

O conceito é um técnico com domínio do futebol brasileiro e disponível no mercado, características que se alinham com Renato. Seria para prevenir uma situação semelhante à que ocorreu com Álvaro Pacheco, que foi contratado pela 777 Partners e demitido após sofrer três derrotas em quatro jogos.