Se você é motorista em São Paulo, chegou o momento de planejar o pagamento do IPVA 2025. A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo divulgou o calendário oficial, com opções de parcelamento e desconto para quem optar pela quitação à vista em janeiro.
- Estudo revela os carros mais vendidos no último mês
- BYD atinge novo recorde mundial; veja os detalhes
Como funciona o pagamento e os descontos?
O governo paulista manteve o formato dos anos anteriores, permitindo o parcelamento em até cinco vezes. Para quem pagar o IPVA integralmente em janeiro, há um desconto de 3%. Cabe ressaltar que o abatimento só é válido para essa modalidade. Quem optar pelo parcelamento ou pagar a cota única em fevereiro não terá nenhum desconto.
Além disso, as alíquotas e os valores venais dos veículos, que são calculados com base nos preços estimados pela Fipe, serão anunciados nos próximos dias. Sendo assim, é importante acompanhar as atualizações para calcular o valor exato a ser pago.
Calendário por final de placa
O vencimento do IPVA 2025 segue o número final das placas dos veículos. Confira as principais datas:
Placa final 1
- Cota única com desconto de 3% ou 1ª parcela: 13/1
- 2ª parcela ou cota única sem desconto: 13/2
- Demais parcelas: 13/3, 13/4, 13/5
Placa final 2
- Cota única com desconto de 3% ou 1ª parcela: 14/1
- 2ª parcela ou cota única sem desconto: 14/2
- Demais parcelas: 14/3, 14/4, 14/5
Cuidado para não perder o prazo
Vale destacar que atrasos no pagamento podem gerar multas e juros, portanto, programe-se com antecedência. Desse jeito, você evita complicações financeiras.
Com isso, o IPVA 2025 reforça a necessidade de planejamento para começar o ano com as contas em dia. Dessa maneira, aproveite o desconto se possível e fique atento às datas de vencimento!