Embora a expectativa do torcedor são-paulino seja de que o São Paulo invista pesado para a próxima temporada, o jornalista Arnaldo Ribeiro, do UOL, destaca que o planejamento do clube tem que ser outro. Ele afirmou que o Tricolor precisa se reestruturar financeiramente e focar em permanecer na Primeira Divisão.
- A declaração de Flávio Prado sobre a dívida do São Paulo
- São Paulo: Zubeldía é sincero ao falar sobre o futuro de Luciano
Em outubro, o Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou uma proposta de reestruturação financeira, que criará um fundo de investimentos para a quitação das dívidas bancárias do clube. A operação receberá verbas de negociações de direitos de transmissão, naming rights, patrocínios, entre outros, e não tem duração definida para acontecer.
Assim, vai atacar as dívidas de curto prazo e terá um poder menor de investimento. Ainda, de acordo com um relatório produzido pela Consultoria Convocados em parceria com a Galapagos Capital e a Outfield, o Tricolor fechou 2023 com um déficit de 856 milhões de reais.
Dentro deste cenário, se torna impossível fazer grandes contratações, segundo o jornalista Arnaldo Ribeiro, do UOL. Para ele, o foco do São Paulo deve ser se reestruturar financeiramente e se manter na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliero.
“A questão para o São Paulo é 2025, em que o clube vai apertar os cintos e não vai melhorar um time que tem limites claros. O São Paulo tem que se preocupar no ano que vem, sobretudo com essa diminuição do nível de investimento como estratégia financeira, em permanecer na primeira divisão. Essa é a realidade”, afirmou no UOL.
Em 2025, o São Paulo disputará a Copa Libertadores da América, após encerrar o Brasileirão na sexta posição. Além da competição continental, o time paulista ainda tem o estadual, a Copa do Brasil e o Brasileirão como desafios.
Mas antes do pontapé inicial nas competições nacionais, o Tricolor fará a pré-temporada nos Estados Unidos. Lá, ele enfrentará Flamengo e Cruzeiro.