Renato Gaúcho faz exigências para fechar com o Vasco

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O presidente Pedrinho vai se reunir com Renato Gaúcho, nesta segunda-feira (16/12), para dar andamento nas tratativas para que ele assuma o Vasco da Gama. Durante a reunião, com certeza, o mandatário vascaíno deve ouvir uma das principais exigências do treinador, que incluem a contratação de toda a comissão técnica dele.

Desde a saída de Rafael Paiva após a derrota por 3 a 1 para o Corinthians, o Cruz-Maltino procura um novo comandante. Internamente se entende que o contratado deve ter um perfil vitorioso e ser bom de relacionamento com os atletas. A gestão de Ramón Díaz deixou rusgas no elenco e existe o medo de que isso ocorra novamente.

Quando o argentino comandou o Gigante da Colina, houve um racha no elenco. Os brasileiros sentiam que havia uma predileção pelos atletas estrangeiros e isso se transformou em um conflito interno. 

O nome de Renato Gaúcho ganhou força entre os dirigentes vascaínos que entendem que ele atende os requisitos desejados. Mas para contar com o treinador, ele também faz exigências. Ele quer levar os dois auxiliares que trabalham com ele: Alexandre Mendes e Marcelo Salles.

Ainda não há a certeza se outros membros da comissão técnica que trabalharam com ele no Grêmio irão o acompanhar na nova empreitada, como técnico cruz-maltino.

Se as partes chegarem a um acordo na reunião que acontecerá nesta segunda-feira, isso vai acelerar o planejamento de 2025. O clube corre para buscar reforços para posições chave do elenco. Para a zaga, Wallace Fortuna, que estava no futebol dos Emirados Árabes foi especulado para desembarcar em São Januário. 

Já para o ataque, o argentino Tomás Cuello, do Athletico Paranaense, é o principal alvo da diretoria. Ele entrou na lista de negociáveis do Furacão com o rebaixamento para a Segunda Divisão e deve buscar outro time nesta intertemporada.