Flamengo elege novo presidente

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)

O Flamengo realizou, nesta segunda-feira (16), a eleição para presidente do Conselho Deliberativo do clube. Ricardo Lomba, candidato que apoia o recém-eleito Luiz Eduardo Baptista, o BAP, foi escolhido para comandar o CoDe pelo próximo triênio, de 2025 a 2027.

A votação foi realizada na Gávea, entre 8h e 21h, e terminou com a eleição de Ricardo Lomba. O candidato de BAP foi eleito com 943 votos, vencendo Álvaro Ferreira, que recebeu 171 votos. Para completar o número do pleito, dois nulos e dois brancos.

Ao final da votação, Ricardo Lomba comemorou o resultado e destacou a responsabilidade do cargo.

“Sei da responsabilidade que é assumir um conselho dessa importância. Agradeço aqui ao Bap que me apoiou desde o início, foram vários grupos de apoio, e isso é muito importante, porque conseguimos unir grupos de todos os seguimentos do Flamengo. Isso cria um ambiente político bom para a gente ter um Conselho Deliberativo mais leve, mais plural e mais participativo. Conto com o apoio de todos os conselheiros. Agradeço ao (Marcos) Mangin (coordenador de campanha), que liderou esse ambiente”, disse.

Eleito presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Ricardo Lomba já concorreu à presidência do Flamengo, em 2018, com Rodolfo Landim, atual mandatário do clube. O vice-presidente de Lomba é Silvio Bastos, advogado e procurador da Fazenda Nacional.

Lomba tem 56 anos, trabalha na Receita Federal e é Inspetor-Chefe na Alfândega do Rio de Janeiro. Ricardo é graduado em engenharia elétrica e pós-graduado em direito tributário e finanças públicas.

Silvio Bastos e Ricardo Lomba (Foto: Paula Reis / Flamengo)

A função do Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo governa uma organização, e tem a função de tomar decisões estratégicas visando o rumo da instituição. O CoDe define diretrizes orçamentárias, aprova orçamentos e planos financeiros, fiscaliza e garante a conformidade da gestão.