Os arquirrivais Flamengo e Vasco da Gama ainda estão de férias, mas adotaram estratégias parecidas para a pré-temporada. Ambos os elencos irão se reapresentar com todos os jogadores em um dia único, para então dar andamento na preparação para os desafios de 2025. A diferença é que enquanto o Mais Querido viajará para os Estados Unidos, o Gigante da Colina ficará no Rio de Janeiro.
- Vídeo: a declaração de Venê Casagrande direcionada a Adriano Imperador
- Flamengo: Zico elege seu camisa 9 favorito
Embora vivam expectativas um pouco diferentes para 2025, os maiores rivais do Rio de Janeiro têm no planejamento para a próxima temporada algumas semelhanças. O Flamengo entra com a pressão de conquistar todos os títulos que disputar. Com um dos elencos mais caros da América do Sul e com a mudança no cargo de presidente, com a eleição de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, ele quer começar o mandato com tudo.
Por isso, os jogadores irão se reapresentar todos juntos no dia 8 de janeiro, na Gávea, e partirão imediatamente para os Estados Unidos. Lá, farão alguns amistosos, incluindo um confronto contra o São Paulo, no dia 19.
Enquanto estiver na América do Norte, o clube deverá usar atletas das categorias de base, do sub-20, em quatro rodadas do Campeonato Estadual. Vale lembrar que por conta da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que o Mais Querido disputará, o calendário brasileiro inicia mais cedo, com a primeira partida do Carioca acontecendo no dia 11.
Já o Vasco da Gama, embora não vá sair da capital fluminense para preparar os atletas para o início da temporada, também se reapresentará com todos em um dia só. No dia 6 de janeiro, os vascaínos se reúnem no CT Moacyr Barbosa, onde começam os preparativos para 2025.
Sob a expectativa de colher frutos de uma base mantida, do time que foi semifinalista da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão na 10ª posição, o Cruz-Maltino deve começar o estadual com força máxima, dando mais tempo de jogo para vários jogadores renderem mais.
Jair, Paulinho, Coutinho e Payet, são as principais referências técnicas da equipe e se espera que com um trabalho bem feito de preparação, eles possam conduzir o Gigante da Colina à títulos, em uma temporada que terá a Copa Sul-Americana pela frente.