Os torcedores do Barcelona terão que esperar ainda mais para ver seu time jogando no icônico Camp Nou. As obras no estádio não estão avançando como planejado, frustrando a previsão inicial de retorno em fevereiro de 2025.
De acordo com o jornal “Marca”, as chances de o time catalão atuar em sua casa reformada nesta temporada são praticamente nulas.
Atrasos nas obras e mudanças nos planos
O clube esperava receber o Atlético de Madrid no Camp Nou reformado ainda em 2024, mas o sonho precisará ser adiado. Isso porque o estádio ainda não possui gramado e o processo de assentamento e fixação da grama levará alguns meses.
Além disso, vale destacar que as saídas de emergência, exigidas por regulamentos de segurança, ainda não foram projetadas.
Cabe ressaltar que a Uefa exige que um clube utilize o mesmo estádio durante toda a fase de mata-mata da Liga dos Campeões. Sendo assim, o Camp Nou só deverá receber partidas oficiais novamente em 2026, quando as obras forem 100% concluídas.
Impactos na temporada
Por conta das obras, o Barcelona continuará mandando seus jogos no Estádio Olímpico de Montjuic, onde já atua desde junho de 2023. O último jogo no Camp Nou aconteceu em maio do mesmo ano, uma vitória por 3 a 0 contra o Mallorca pela La Liga.
A previsão inicial era de que o estádio pudesse receber 62 mil torcedores em um jogo-teste, mas agora tudo indica que essa estreia terá que ser adiada. Por isso, os regulamentos da Uefa tornam impossível o retorno ao Camp Nou nesta temporada, pelo menos para competições europeias.
Dessa maneira, o sonho de ver o Camp Nou renovado se torna cada vez mais distante no curto prazo. No entanto, a expectativa é que, após finalizado, o estádio receba um público de até 110 mil pessoas, consolidando-se como uma das maiores arenas do mundo.
Com isso, o Barcelona segue enfrentando desafios, mas também promete entregar um estádio que será referência no futebol mundial.