A declaração de BAP sobre o estádio do Flamengo

Estádio do Flamengo (Foto: Divulgação)

O presidente eleito do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, tomou posse do cargo nesta quarta-feira (18). Após a proclamação, concedeu entrevista coletiva e esclareceu alguns pontos sobre o planejamento para a nova gestão que se inicia sob seu comando.

Entre as principais declarações, BAP destrinchou o planejamento para a construção do estádio do Flamengo, citou que o assunto foi ‘contaminado pelo processo eleitoral’, mas pregou cautela com a temática.

“O estádio do Flamengo, essa discussão ficou um pouco contaminada pelo proceso eleitoral. Não existe um estudo de viabilidade econômica e financeira desse estádio até agora não, nós não temos. Ninguém constrói uma casa própria do zero, se não tiver um estudo desse, e com o Flamengo não pode ser diferente”, iniciou.

Além disso, Luiz Eduardo Baptista, novo presidente do Flamengo, ressaltou a importância da construção da casa do torcedor rubro-negro, e afirmou que não vai prejudicar o orçamento para ‘correr com a obra’.

“Isso não é um projeto importante pro Flamengo, é o projeto da vida do clube, de toda historia, o mais importante. Então, tenho dito que vamos fazer, mas não vai ser a custo de performance esportiva, como o São Paulo de 1953 a 1970, nem com um endividamento brutal, como o Corinthians em 2012, campeão da Libertadores e Mundial. Torcedores proclamavam ‘daqui 2 anos teremos estádio, coringão será imbatível’. 12 anos depois, o Corinthians tem estádio, não tem competitividade esportiva como teve, e tem um nível de endividamente brutal. Não vamos fazer os mesmos equívocos”, disse, antes de continuar:

“Vamos construir o estádio, sim, no ritmo que o caixa não prejudique a performance esportiva do clube. São R$ 200 a 220 milhões ao ano. Se você não enche o tanque com R$ 220 milhões por ano, vai caindo com o tempo. Vamos continuar com nível de performance esportiva, não vamos endividar o clube a ponto de, em algum momento, ao longo da trajetória, tenha que virar SAF. Então, vamos buscar dinheiro em casa, aumentar faturamento, margem operacional, e isso deve trazer um dinheiro adicional importante. Se acontecer em quatro anos, façamos em quatro. Se acontecer em cinco, fazemos em cinco. Se for em seis, fazemos em seis. Mas não vamos comprometer performance nem tomar dinheiro pra virar SAF”, pontuou.

BAP venceu as eleiçõs presidenciais do Flamengo e vai comandar o clube pelo próximo triênio. Luiz Eduardo Baptista derrotou, principalmente, Rodrigo Dunshee, candidato de Rodolfo Landim, e interrompeu a continuidade da ex-gestão.