Bahia dá boas-vindas para o ‘novo’ treinador

Rogério Ceni comanda treino do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

O planejamento do Bahia para a próxima temporada segue a todo vapor. Na última quarta-feira (18/12), o clube anunciou que o novo treinador do Sub-20 irá comandar a equipe que disputará os três primeiros jogos do Campeonato Baiano. O recém-chegado Leonardo Galbes ficará incumbido da missão de iniciar o estadual enquanto o time profissional segue se preparando na pré-temporada.

Nas redes sociais, o Tricolor fez o anúncio em que o planejamento da equipe para 2025 fica evidente. Graças a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que acontecerá entre os dias 13 de junho e 15 de julho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), decidiu começar o Campeonato Brasileiro em março. Isso fez com que as federações estaduais fossem obrigadas a adiantar o início das competições também.

O Bahia viaja para enfrentar o Jacuipense na primeira rodada do Baianão, no dia 11 de janeiro. Já nas rodadas seguintes recebe o Atlético-BA e depois viaja para o confronto diante do Jacobina, em 18 de janeiro. Todas essas disputas serão comandadas por Galbes, que deve levar à campo os garotos da base.

Enquanto isso, o técnico Rogério Ceni seguirá trabalhando com o elenco profissional, priorizando, principalmente a disputa da Copa Libertadores da América, que não acontecia há 36 anos.

Com a oitava colocação do Campeonato Brasileiro da última temporada, o treinador levou a equipe para dentro da zona classificatória do torneio continental. A conquista suavizou um pouco a pressão que o time vinha sofrendo. Torcedores chegaram a pendurar faixas de protestos e um boneco com uma foto de Ceni em dos viadutos mais movimentados de Salvador.

Depois de uma reta final de Brasileirão um tanto quanto melancólica, depois de amargar sete partidas consecutivas sem vitórias, nos três últimos jogos, a equipe venceu dois e se garantiu na Libertadores.