Jogador do Corinthians é sincero ao falar sobre António Oliveira

António Oliveira, técnico do Corinthians (Foto Reprodução/Instagram)

João Pedro Tchoca avalia primeira temporada como profissional e trabalho com três técnicos

O zagueiro João Pedro Tchoca encerrou sua primeira temporada como jogador profissional em 2024. Aos 21 anos, o defensor começou o ano no Corinthians, promovido após o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e terminou a temporada no Ceará. Durante o período, trabalhou com três técnicos diferentes: António Oliveira e Ramón Díaz, no clube paulista, e Léo Condé, na equipe cearense.

Em entrevista ao portal Meu Timão, Tchoca compartilhou suas impressões sobre o trabalho com cada treinador e os desafios enfrentados em sua trajetória.

“Com o Ramón (Díaz) foi pouco tempo, não tive tanta conversa, então não posso falar tanto. Pelo que pude ver do Corinthians, ele gosta de bastante intensidade, mas não tenho muito o que falar”, disse o jogador sobre o técnico argentino, que teve passagem breve pelo clube.

Já sobre António Oliveira, o zagueiro foi mais detalhista, destacando o estilo de trabalho do técnico português.

“Com o António, tive a oportunidade de estrear. Ele era um treinador mais liberal, gostava de dar liberdade aos jogadores. No dia a dia me dava muito conselho, acho que foi o treinador que mais conversou comigo. Infelizmente não tive tantas oportunidades por decorrer do futebol, também. Sou zagueiro, tenho 20 anos, às vezes tem aquilo. Esperei meu momento, não veio e fui para novos ares”, afirmou.

No Ceará, sob o comando de Léo Condé, Tchoca encontrou maior sequência. O defensor disputou dez partidas na Série B, apresentando números sólidos: média de um desarme e interceptação por jogo, além de duas recuperações e três cortes.

Ele também manteve uma alta precisão nos passes (83%) e em lançamentos (37%), sem sofrer advertências durante o período.

“Com o Condé, o Leo é um treinador mais conservador, preza muito pela organização do time, principalmente defensiva. Gosta de frisar defensivamente para ter boas transições. Ele realmente sabe jogar a Série B, tanto que foi para o segundo acesso (primeiro foi com o Vitória, em 2023). Sabe muito abraçar o grupo, passa muita tranquilidade no dia a dia, conversa bastante com os atletas. Ele é um treinador que sabe jogar. Tem triangulações pelos lados, cruzamentos e transições, é o que ele gosta e sabe jogar a Série B”, explicou o zagueiro.

João Pedro Tchoca (Foto: Gledson Jorge/Ceará SC)