Botafogo tem interesse no meia espanhol Muniain
O Botafogo está de olho em um substituto para Almada, que está prestes a se transferir para o Lyon. O alvo da vez é Iker Muniain, meio-campista espanhol do San Lorenzo, da Argentina. O clube alvinegro já iniciou tratativas e deve apresentar uma proposta formal à equipe estrangeira nos próximos dias, com o objetivo de contratar o jogador de 31 anos.
- Ele vai deixar o Botafogo para jogar em rival do clube no Brasileirão
- Ele vai deixar o Botafogo para jogar no Vasco em 2025
Muniain começou sua carreira como ponta no Athletic Bilbao, onde se tornou ídolo e passou a maior parte de sua trajetória, mas, nos últimos anos, tem atuado como meio-campista avançado. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista César Merlo e confirmada pelo ge.
Fontes próximas ao clube argentino afirmam que ainda não foram contatadas. Não há cláusula rescisória prevista no contrato do jogador espanhol. Para que o Glorioso consiga trazer Muniain, será necessário negociar com o Ciclón.
O jogador agrada à diretoria do Botafogo e as expectativas são de que as conversas avancem nos próximos dias, dependendo das negociações com o San Lorenzo. Muniain possui um estilo de jogo alinhado ao desejado pelo clube e se encaixa na realidade financeira da equipe, pois não deve exigir um investimento elevado em termos de transferência.
O atleta anotou três gols e prestou uma assistência em 12 partidas pelo San Lorenzo no Campeonato Argentino do ano passado. Ele detém o recorde de jogos na história do Athletic Bilbao, com 560 participações.
Saiba mais sobre a carreira do Muniain:
Muniain, oriundo das divisões de base do Athletic Bilbao, marcou seu nome logo no começo de sua carreira profissional no clube, em 2009. Ele se estabeleceu como o atleta mais jovem a atuar pelo clube (16 anos, sete meses e 11 dias) e o mais jovem a marcar gols com a camisa do Athletic (16 anos, sete meses e 18 dias).
Contudo, isso não se encerrou aí. Foram 15 anos de dedicação ao Athletic Bilbao, 560 partidas jogadas (segundo jogador com mais jogos na história do Athletic), três títulos ganhos (uma Copa do Rei e duas Supercopas da Espanha), e o encerramento da brilhante carreira pelo clube espanhol ocorreu em meados deste ano.
Desde então, o meio-campista de 32 anos fez uma escolha audaciosa na sua carreira ao aceitar uma oferta do San Lorenzo e abandonar a Europa para atuar no futebol argentino. Ele foi anunciado em setembro e assinou contrato com a equipe de Buenos Aires até dezembro de 2025.