Empresário João Paulo Magalhães Lins é eleito presidente do Botafogo
João Paulo Magalhães Lins foi eleito como novo presidente do Botafogo, derrotando Vinícius Assumpção nas eleições realizadas em General Severiano. Ele será presidente pelos próximos quatro anos, de janeiro de 2025 a dezembro de 2028. O técnico de 52 anos terá de gerir a continuidade, com André Silva a ocupar o cargo de vice-presidente.
- A publicação da Conmebol direcionada ao Botafogo
- Ele vai deixar o Botafogo para jogar em rival do clube no Brasileirão
Esse foi o tom de uma eleição em que os dois candidatos tinham linhas políticas semelhantes. Afinal, Vinicius é o atual vice-presidente do clube da Associação. João Paulo não comandará o futebol, que seguirá sob responsabilidade de John Textor – na função desde a implantação da SAF, em março de 2022. Ainda assim, a proximidade entre os dois lados é importante.
O trabalho de Durcesio foi decisivo para que a equipe Preto e Branco se tornasse SAF, e o bom relacionamento com a Textor continua sendo destaque. O apoio a João Paulo não é por acaso.
Atualmente com 52 anos, é um dos sócios da Big Ball, uma empresa fundada em 2004 para administrar o futebol. Aliás, foi neste ano que a família Magalhães Lins assumiu o controle do clube, assumindo João a presidência em 2012.
Em 2014, tentou sua primeira incursão na política do Botafogo, porém sua chapa não conseguiu se inscrever para a eleição presidencial. Nesta ocasião, a eleição híbrida (que combina votos presenciais e virtuais) foi ganha por 537 (54,4%) dos 987 sufrágios totais. Vinícius ganhou 399, sendo dez nulos e cinco brancos.
E, em suas primeiras declarações, se comprometeu a apoiar John Textor e a SAF, que administram o futebol do Chicago Fire.
“Tudo o que eu puder fazer para apoiar o John Textor e a SAF, eu farei. Sou um soldado do Botafogo e vou proteger o futebol do clube sempre. Estamos aqui para apoiar o John e o que mais o Botafogo precisar para conquistar mais títulos ,disse João Paulo ao jornal “O Globo”.
“Se algum dia ele precisar de mim para trocar o pneu do carro na rua às 3h da manhã, pode me acionar. Fui gestor de futebol durante muitos anos aqui no Boavista e me orgulho muito do trabalho feito lá. Tenho bons amigos no cenário político do futebol ,completou o novo presidente alvinegro.”