Após o término da temporada de 2024, Zinho e outros comentaristas do programa “ESPN FC” analisaram o desempenho do elenco do Flamengo durante o ano. Zinho avaliou o rendimento de Nicolas De la Cruz e expressou surpresa com a queda de performance do jogador. De acordo com o comentarista, a expectativa inicial sobre o atleta era alta, entretanto, o desempenho não correspondeu ao esperado.
- A declaração de José Boto sobre trabalhar no Flamengo
- Zico toma atitude importante para o Jogo das Estrelas 2024
O Flamengo investiu cerca de R$ 90 milhões na contratação de De la Cruz. Contudo, lesões prejudicaram a sequência do jogador em campo. Conforme a análise de Zinho, a participação de De la Cruz na Copa América impactou negativamente seu rendimento no segundo semestre.
Zinho destacou que De la Cruz iniciou sua trajetória no Flamengo gerando grandes expectativas. Todavia, a Copa América parece ter interrompido o bom momento do jogador, pois seu desempenho caiu drasticamente após o torneio.
O comentarista considerou a possibilidade de as contusões terem influenciado essa queda. Apesar disso, Zinho enfatizou que, considerando o investimento e a expectativa gerada, o segundo semestre do atleta ficou abaixo do esperado.
Além disso, Zinho questionou o tempo de adaptação do jogador ao Flamengo, considerando sua experiência prévia no River Plate e na seleção uruguaia. Ele argumentou que um craque com tal bagagem não deveria necessitar de um ano inteiro para se adaptar a um time já estruturado.
“Um jogador da idade dele, do River Plate e da seleção do Uruguai, ele precisa de tanto tempo, um ano, para se adaptar ao Flamengo? Entrou em um time arrumado”, disparou.
Análise de Gabigol
Similarmente à análise de De la Cruz, Zinho também avaliou a temporada de Gabigol. Ele apontou que o ídolo rubro-negro poderia ter apresentado um desempenho mais expressivo. Contudo, o atacante se envolveu em algumas situações que afetaram seu rendimento.
Além do desempenho em campo, Gabigol também enfrentou outros problemas, como o episódio envolvendo o uso da camisa do Corinthians, bem como a resistência inicial de Tite em escalá-lo.
Dados da temporada de De la Cruz
Após o período da Copa América, De la Cruz completou apenas dois jogos atuando durante os 90 minutos. Nos jogos decisivos da temporada, o uruguaio iniciou partidas no banco de reservas ou foi substituído durante o segundo tempo.
Durante a temporada de 2024, o Flamengo disputou 73 partidas, das quais De la Cruz participou de 41. Ele marcou dois gols e forneceu seis assistências, totalizando 2.954 minutos em campo.