Fluminense vai pagar montante milionário e ainda vai ceder jogadores ao Vitória para ter Lucas Arcanjo

Mário Bittencourt durante coletiva de imprensa no CT Carlos Castilho (Foto: Reprodução/Fluminense)

Entenda a negociação

Vitória e Fluminense avançaram na negociação pelo goleiro Lucas Arcanjo. Vitor Eudes, substituto de Fábio na Série A, e Isaac, atacante de 20 anos, são os atletas que o clube do Rio de Janeiro está disposto a ceder ao rubro-negro, que os recebe com bons olhos. Ademais, o time baiano seria recompensado com 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 6 milhões) no acordo.

O canal Canto Rubro-Negro divulgou primeiramente a informação sobre os nomes escolhidos, que foi posteriormente confirmada pelo ge neste sábado.

Os clubes estabelecem a negociação da seguinte maneira: Lucas Arcanjo é emprestado ao Fluminense com a opção de compra. O Fluminense desembolsa 50% do valor acordado ao término do primeiro ano e o restante no segundo, quando o atleta se torna um membro permanente do clube.

vitoria-estuda-emprestimo-de-arcanjo-apos-falta-de-garantias-do-fluminense

Ademais, a administração do Vitória definiu objetivos contratuais que elevam o montante desembolsado pelo Fluminense por Lucas Arcanjo. Assim, o clube espera receber um montante superior a R$ 6 milhões ao término da transação. O Rubro-Negro também considera o anseio do jogador, que enxerga a transferência como uma grande chance.

Em relação aos atletas trocados, o Fluminense continua sendo o responsável pelo pagamento dos salários, conforme um acordo válido por um ano. Ambos chegam com o preço do passe estabelecido.

Embora os atletas envolvidos tenham sido definidos, as discussões continuam. A diretoria do Vitória tem uma preocupação relacionada ao pagamento pela aquisição. Portanto, solicitaram garantia bancária, justificando ser uma regra estatutária e interna do clube da Bahia.

Este é o ponto de discordância, já que o Fluminense considera que não é apropriado oferecer fiança bancária nesta transação, uma vez que isso acarretaria um custo adicional para o clube. Ademais, acredita que tal abordagem não é usual no futebol do Brasil.

Arcanjo é oriundo das divisões de base do Vitória e teve participação ativa nas vitórias do Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024, ambas como jogador principal. No total, o Vitória disputou 176 jogos desde 2019.

Isaac ingressou no Fluminense ainda nas categorias de base e participou de 28 partidas na equipe principal, de 2023 a 2024, marcando dois gols.

Eudes, com 26 anos, se tornou profissional no Cruzeiro e atuou no Marítimo, de Portugal, entre os anos de 2021 e 2023. No Fluminense, ele disputou seis jogos. O Vitória receberia o goleiro em um período de poucas opções para o gol. O Rubro-Negro, além da possível saída de Arcanjo, emprestou Yuri Sena e optou por não renovar com Muriel.