AGORA: Santos anuncia novo técnico

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Pedro Caixinha foi especulado após o fim da temporada

Nesta segunda-feira (23), o presidente Marcelo Teixeira concedeu uma coletiva de imprensa na Vila Viva Sorte e anunciou Pedro Caixinha como o novo treinador da equipe santista além do novo CEO, Pedro Martins.

Pedro Martins era diretor de futebol do Botafogo, e após o fim de seus compromissos com o clube, ele foi anunciado no Santos.

“Procurei mostrar que o caminho não seria fácil. Pelo alinhamento de todos nós e buscar um treinador que entendesse momento e valores do Santos, conseguiríamos superar obstáculos. Gostaria de dar boas vindas ao Pedro Caixinha”, afirmou Pedro Martins, que também foi anunciado pelo Santos nesta segunda-feira para o cargo de CEO.

O Peixe já estava sem comando técnico desde o último jogo na Série B, foram especulados nomes como Gustavo Quinteros, Antônio Oliveira e Luis Castro.

Pedro Miguel Faria Caixinha em ação pelo Red Bull Bragantino em 2024 (Foto: Reprodução/Red Bull Bragantino)

O técnico português de 54 anos, está livre no mercado desde sua demissão do RB Bragantino em outubro de 2024. Após dois anos no comando do clube paulista, Caixinha acumulou 125 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 37 derrotas. O ponto alto de sua passagem foi a classificação do Bragantino para a Copa Libertadores de 2024, mas a queda de desempenho da equipe, que lutava contra o rebaixamento, resultou no encerramento de seu ciclo.

Pedro Caixinha iniciou sua carreira como treinador no União Leiria, em Portugal, e tem passagens por clubes como Nacional-POR, Al-Gharafa-QAT, Rangers-ESC, Talleres-ARG e Santos Laguna-MEX. Na América do Norte, conquistou todos os seus títulos como técnico. No Santos Laguna, venceu o Clausura 2015, a Copa Apertura 2014 e o Campeón de Campeones em 2015. Já no Cruz Azul, foi campeão da Copa Apertura 2018 e da Supercopa 2019.

Marcelo Teixeira foi questionado durante a coletiva sobre a demora da escolha do novo técnico, já que o presidente afirmou que a nova comissão já trabalhava no clube.