O Santos definiu o substituto para o comando técnico da equipe. Na tarde desta segunda-feira, o presidente Marcelo Teixeira e o CEO Pedro Martins oficializaram a contratação de Pedro Caixinha. O treinador português assume o cargo que estava vago desde a saída de Fábio Carille, em meio à reta final da Série B do Brasileirão.
A torcida santista recebeu a notícia com misto de aprovação e críticas nas redes sociais. Muitos elogiaram as qualidades do técnico, mas não pouparam a diretoria pela demora na negociação. ”O Caixinha é um bom treinador, o que pegou foi a lerdeza dessa diretoria, que namorou com ele desde novembro, mas só fechou agora. Puta perda de tempo no planejamento!”, comentou um torcedor.
O Caixinha é um bom treinador, o que pegou foi a lerdeza dessa diretoria, que namorou com ele desde novembro, mas só fechou agora. Puta perda de tempo no planejamento!
— Sérgio (@SerimendesSfc) December 23, 2024
Veja as reações dos torcedores
Gostei ! Já conhece o futebol brasileiro e tem uma forma de jogar interessante, já poderia ter contratado desde a demissão do Carille, isso só mostra o quanto o gallo é incompetente…. BEM VINDO LITTLE BOX
— Isaak ˢᶠᶜ (@ILinneker) December 23, 2024
Agora é hora de apoiar!! Não era meu preferido mas agora vou torcer pra fazer um excelente trabalho! Seja bem vindo Pedro Caixinha!!!
— Camisa10doPelé (@Leozozo81) December 23, 2024
Pedro Caixinha, de 53 anos, chega ao Santos após passagem pelo Red Bull Bragantino, onde trabalhou entre 2023 e 2024. Apesar de iniciar bem no clube paulista, o técnico acabou demitido devido à queda de rendimento da equipe no Campeonato Brasileiro. O treinador também acumula experiências em países como México, Escócia, Arábia Saudita, Argentina e Catar.
Antes de acertar com o Santos, Caixinha esteve próximo de assumir o Grêmio. O clube gaúcho chegou a encaminhar um acordo na semana passada, mas desistiu das negociações na segunda-feira. O nome do português também foi avaliado pelo Atlético-MG, mas sem avanço.
De volta à Série A do Brasileirão, o Santos terá um calendário movimentado em 2025, com participações no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e no Brasileirão. Para iniciar os trabalhos, o novo comandante terá o desafio de reorganizar o elenco e alinhar o planejamento para a temporada.
A preparação da equipe começa ainda neste mês, com foco nos torneios amistosos que o Peixe disputará nos Estados Unidos. Entre os adversários estão o Fortaleza e o Miami United, em jogos que servirão como teste para Caixinha conhecer o elenco e implantar sua filosofia de trabalho.