Caixinha pode antecipar retorno de meia-atacante ao Santos

Pedro Miguel Faria Caixinha em ação pelo Red Bull Bragantino em 2024 (Foto: Reprodução/Red Bull Bragantino)

O técnico Pedro Caixinha inicia sua trajetória no Santos com alto nível de responsabilidade na reformulação do elenco. A extensa lista de atletas emprestados, por exemplo, faz parte de pontos que pedem prioridade. Nesse sentido, a chegada do português pode representar uma nova oportunidade para o atacante Alfredo Morelos, que trabalhou com o treinador em meados de 2017.

Morelos chegou com grande expectativa ao Santos, mas seu status de craque não convenceu Diego Aguirre, técnico santista à época, que o relegou ao banco de reservas. O centroavante colombiano só se tornou titular após o período de adaptação, já sob o comando de Fabio Carille.

A evolução física e tática resultou no empréstimo ao Atlético Nacional, da Colômbia, no dia 18 de julho de 2024. A decisão se deu, principalmente, para reduzir a folha salarial do clube na Série B do Brasileirão.

Chegada de Pedro Caixinha

O empréstimo de Morelos ao Atlético Nacional se encerra no dia 31 deste mês. Ou seja, o clube colombiano tem até este prazo para efetuar a opção de compra – ou não – de Alfredo. Caso não seja exercida, o centroavante retorna ao Santos para pré-temporada.

A chegada de Caixinha, aliás, trouxe novos ares e expectativas para Morelos sobre o futuro no clube. Isso porque os dois trabalharam juntos no Rangers, na temporada 2017/18, e o técnico é um exímio admirador do atleta. O entrosamento entre a dupla pode representar, portanto, mais oportunidade ao colombiano no plantel.

Em contrapartida, colocaram o trabalho juntos em prática em apenas 15 jogos pelo Rangers. O atacante marcou oito gols e contribuiu com uma assistência durante o período que atuou sob o comando do português.

Empréstimo de Morelos

O centroavante colombiano foi um dos destaques da campanha do título do Atlético Nacional na Copa Colômbia 2024. Morelos, aliás, marcou um dos gols da vitória por 3 a 1, no agregado, sobre o América de Cali.

Morelos já havia brilhado na conquista da Liga Clausura, no último domingo (22), em Medellín. O atacante também foi responsável por um dos gols do triunfo por 2 a 0 diante do Tolima, no Estádio Atanasio Girardot. Com placar agregado de 3 a 1 e participação do colombiano em ambas decisões, o Atlético Nacional levantou o segundo troféu no mês.

O colombiano participou de 2.004 minutos da temporada do Atlético Nacional, em 28 jogos. Tempo suficiente para Morelos contribuir com 11 gols e duas assistências.