Próximo reforço do Cruzeiro virá da Premier League

Bandeira do Cruzeiro
Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

O Cruzeiro adotou uma postura ofensiva no mercado e assumiu o protagonismo absoluto deste início da janela de transferências. Depois de anunciar Dudu e à iminência de anunciar Gabigol, a Celeste encaminhou a contratação por empréstimo do atacante Marquinhos. O brasileiro pertence ao Arsenal, da Inglaterra, mas esteve cedido ao Fluminense em 2024.

A negociação está encaminhada para o empréstimo até o fim da próxima temporada – ou seja, dezembro de 2025. Se concretizada, a expectativa é que o Marquinhos se apresente à Toca da Raposa em janeiro para ser integrado ao elenco na pré-temporada, nos Estados Unidos.

Marquinhos, de 21 anos, e Fernando Diniz trabalharam juntos no primeiro semestre de 2024, no Fluminense. Ainda de acordo com o jornalista Heverton Guimarães, o Cruzeiro considerou o entrosamento com o técnico para investir na contratação vista como oportunidade de mercado.

O atacante chegou ao Arsenal por um negócio de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões à época) junto ao São Paulo, clube que o revelou, em junho de 2022. Contudo, Marquinhos só disputou seis jogos no time principal do clube inglês e anotou um gol, além de uma assistência.

Arsenal

Além dos seis jogos no time principal, Marquinhos participou de outros cinco pela equipe sub-21 do Arsenal. O atacante não permaneceu muito tempo e, ainda na mesma temporada, foi emprestado ao Norwich. Depois de 11 partidas, os The Gunners decidiu cedê-lo ao Nantes (FRA).

O Arsenal solicitou o retorno de Marquinhos pouco tempo depois do empréstimo ao Nantes, em agosto de 2023. A cúpula inglesa decidiu não cumprir o empréstimo de um ano devido a falta de espaço para o atacante no elenco, visto que ele só tinha sido utilizado por 150 minutos em sete jogos.

Temporada no Fluminense

Marquinhos anotou dois gols e contribuiu com o mesmo número de assistências em 29 jogos pelo Fluminense na temporada. Parte do desempenho ocorreu sob o comando de Fernando Diniz, atual técnico do Cuzeiro, que deixou o Tricolor carioca em junho de 2024.

Cruzeiro no mercado

A chegada de Marquinhos faz parte de uma lista de sete reforços do Cruzeiro para 2027. Se concretizado, o atacante poderá se tornar o quarto nome anunciado pela Raposa ainda em 2024. Dudu, Christian e Rodriguinho já foram confirmados pelo clube mineiro. Gabigol, Bolaise e Eduardo têm acordos verbais com a diretoria.