Luiz Eduardo Baptista, novo presidente do Flamengo, encontrou no desequilíbrio do balanço monetário um dos maiores desafios iniciais de sua gestão. Apesar de tranquilizar o torcedor quanto ao financeiro do clube, o mandatário reconhece que será necessário tomar medidas para contornar a situação em caixa. A saída de atletas surge como alternativa, e clubes tentam aproveitar para investir em titulares do Rubro-Negro. A dupla de zaga Léo Pereira e Léo Ortiz, por exemplo, se tornou alvo do mercado internacional.
- Três times disputam a contratação de David Luiz, ex-Flamengo
- Flamengo enfrenta desafio para montar elenco para 2025
Léo Pereira interessa ao técnico Fernando Gago, do Boca Juniors (ARG), que já indicou o nome do zagueiro à diretoria do clube. Já seu companheiro de setor, Léo Ortiz, entrou na mira da Juventus (ITA) para 2025. O Flamengo ainda não recebeu propostas oficiais pelos atletas.
As contratações, porém, são vistas como improváveis neste primeiro momento. Isso porque a cúpula rubro-negra iniciou o processo de reformulação diminuindo justamente a quantidade de zagueiros no elenco. O Flamengo decidiu não renovar com David Luiz e conta com a dupla de Léo à disposição de Filipe Luís.
Léo Pereira
A mídia argentina do TYC Sports, representada pelo jornalista Tato Aguilera, foi a primeira a noticiar sobre o interesse do Boca Juniors em Léo Pereira. Segundo informações, o zagueiro rubro-negro foi citado como prioridade na lista de pedidos de Fernando Gago à diretoria do Azul y Oro.
Classificado à pré-Libertadores, o Boca visa reforçar seu plantel em busca de retomar sua posição na Argentina e, sobretudo, no continente.
No Flamengo há quase cinco anos, Léo Pereira fez sua estreia pelo clube em fevereiro de 2020 – na vitória por 2 a 0 sobre o Madureira, no Maracanã, pela Taça Guanabara. De lá par cá, o zagueiro disputou 219 jogos (129 vitórias, 49 empates e 41 derrotas) e marcou 11 gols pelo Rubro-Negro.
O zagueiro virou a temporada com status de titular e participou de 56 jogos da equipe em 2024 – titular em 48. Léo Pereira viveu o ano mais artilheiro de sua trajetória pelo Rubro-Negro, com quatro gols marcados.
Léo Ortiz
O zagueiro Leonardo Rech Ortiz chegou ao Flamengo em abril de 2024 após longa novela com o Bragantino. Ele, porém, compensou todo esforço para contratá-lo e rapidamente assumiu titularidade no elenco. Léo chegou a se destacar como volante no decorrer da temporada, quando precisou ser acionado para suprir ausências por convocação ou lesão.
O alto nível em funções distintas e os números significativos intensificaram o interesse da Juventus (ITA) em contratá-lo. Segundo o jornalista Gabriel Reis, o defensor está no radar do clube italiano há um tempo, e a cúpula pretende investir cerca de 30 milhões de euros (R$ 139 milhões) por um acordo em janeiro.
Representantes de Léo Ortiz descartaram negociação com o clube em outubro e avisaram sobre a permanência ao Flamengo. A saída, contudo, dependerá também de um posicionamento da diretoria rubro-negra.