A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um comunicado que retira a vaga do São Francisco, do Pará, como um dos 92 times classificados para a Copa do Brasil e a transfere para o Águia de Marabá. Ambas as equipes achavam ter direto à classificação e a entidade máxima do futebol brasileiro precisou vir à público resolver a questão.
- Esse é o novo time de Hernane Brocador, ex-Flamengo
- Flamengo toma decisão importante envolvendo o Campeonato Carioca
O São Francisco acreditava estar classificado para o torneio mata-mata por ter sido vice-campeão da Copa Grão-Pará. Em abril, a equipe enfrentou o Tuna Luso na final no Mangueirão e foi derrotado por 2 a 1 e acreditou que herdaria a vaga porque o cruz-maltino já havia garantido a vaga no Campeonato Paraense.
Por outro lado, o Águia de Marabá foi um dos quatro semifinalistas do estadual e acreditava ter direito à vaga por esse feito. O conflito de narrativas fez com que a CBF viesse a público esclarecer a questão.
A entidade máxima do futebol brasileiro emitiu um comunicado que desmistificou a situação. Ela afirmou ter analisado os regulamentos, os fatos e reiterou que a vaga para a Copa do Brasil é definida pela classificação final do estadual e não pelo vice-campeonato da Copa Grão-Pará.
“A diretoria jurídica e a Diretoria de Competições, com base nos regulamentos da CBF e nos fatos analisados, reiteram que a vaga para a Copa do Brasil de 2025 deve ser definida pela classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024, e não pelo vice-campeonato da Copa Grão-Pará 2024. Assim, a vaga deve ficará com o Águia de Marabá, 4º colocado no Campeonato Estadual Paraense”, disse o comunicado da CBF.
Os outros clubes garantidos para a Copa do Brasil pelo estado do Pará são Remo, Paysandu, Tuna Luso e, agora, o Águia de Marabá. O sorteio deve acontecer no começo de 2025 e a primeira fase deve acontecer entre 22 e 29 de fevereiro.