Dois times no Brasil estão proibidos de fazer contratações

Escudo da CBF (Foto: Reprodução)

Quais clubes será que são?

Com a chegada de 2025, a Fifa declarou que dois clubes brasileiros, Ceará e Villa Nova, de Nova Lima, estão proibidos de contratar jogadores devido ao que é conhecido como transfer ban.

A primeira das até quatro janelas de transferências da temporada se abre nesta sexta-feira (3) e, até o momento, Ceará e Villa Nova não têm permissão para registrar novos atletas. Para reverter essa proibição, é necessário chegar a um acordo com os clubes ou jogadores que acionaram a entidade.

A sanção imposta ao Villa Nova remonta a 18 de outubro de 2024, em decorrência de uma dívida com o zagueiro colombiano Oswaldo Bocanegra, contratado no ano anterior. O clube participa da primeira divisão do Campeonato Mineiro e sua estreia está agendada para 19 de janeiro contra o Democrata.

No caso do Ceará, a proibição se deve a uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, relacionada a uma dívida proveniente da negociação do atacante Wescley em 2019. Embora o clube já tenha anunciado sete contratações para a temporada de 2025, segundo informações da Fifa, ainda não pode registrá-los na CBF.

No dia 18 de janeiro de 2025, o Ceará fará sua estreia no Campeonato Cearense, enfrentando o Tirol. Tanto o Villa Nova quanto o Ceará estão impedidos de inscrever jogadores durante três janelas, como é habitual nos períodos de sanções da Fifa nesses casos.

O Colorado Atlético Clube, do Paraná, também figura na lista de proibição de transferências da Fifa. Punida em 2020, a entidade está licenciada pela Federação Paranaense de Futebol, portanto, sem participar de competições profissionais. No entanto, a Fifa ainda não eliminou o nome da documentação oficial.

Ceará já se pronunciou:

O Ceará emitiu um comunicado na tarde de quarta-feira (1o) tranquilizando seus fãs acerca de uma eventual sanção que o clube poderia enfrentar junto à Fifa. O clube comunicou que o último impedimento de transferência já foi finalizado e que o clube está autorizado a registrar novos jogadores.

O questionamento surgiu entre os torcedores devido à presença do nome do Ceará no site Registration Bans, onde a Fifa atualiza os clubes que estão sendo banidos de transferências, impedindo assim o registro de novos atletas.

O Ceará entrou em contato com a organização solicitando a alteração das informações no site Registration Bans e aguarda uma nova atualização para remover o nome do Ceará da relação de clubes com restrições de transferência em vigor.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

O Ceará SC informa que desde 11 de novembro de 2024, recebeu do Departamento Disciplinar da FIFA uma ordem de encerramento do Processo no qual havia sido apenado com o impedimento de registros (transfer ban) referente ao pagamento pela aquisição do atacante Wescley junto ao Vissel Kobe (JAP). 

Junto com o referido encerramento do processo, foi informado que a CBF também foi comunicada pela FIFA para liberação de qualquer impedimento de registro, ordem essa com aplicação imediata.

O Clube ainda informa que desde a referida data encontra-se sem qualquer espécie de impedimento para registro de novos atletas, o que, inclusive, já iniciou a ser feito com as novas contratações do elenco principal e categorias de base.

O Ceará SC já fez comunicação oficial pedindo essa correção e encontra-se no aguardo de nova atualização do site com a maior brevidade possível“.