Quais clubes será que são?
Com a chegada de 2025, a Fifa declarou que dois clubes brasileiros, Ceará e Villa Nova, de Nova Lima, estão proibidos de contratar jogadores devido ao que é conhecido como transfer ban.
A primeira das até quatro janelas de transferências da temporada se abre nesta sexta-feira (3) e, até o momento, Ceará e Villa Nova não têm permissão para registrar novos atletas. Para reverter essa proibição, é necessário chegar a um acordo com os clubes ou jogadores que acionaram a entidade.
A sanção imposta ao Villa Nova remonta a 18 de outubro de 2024, em decorrência de uma dívida com o zagueiro colombiano Oswaldo Bocanegra, contratado no ano anterior. O clube participa da primeira divisão do Campeonato Mineiro e sua estreia está agendada para 19 de janeiro contra o Democrata.
No caso do Ceará, a proibição se deve a uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, relacionada a uma dívida proveniente da negociação do atacante Wescley em 2019. Embora o clube já tenha anunciado sete contratações para a temporada de 2025, segundo informações da Fifa, ainda não pode registrá-los na CBF.
No dia 18 de janeiro de 2025, o Ceará fará sua estreia no Campeonato Cearense, enfrentando o Tirol. Tanto o Villa Nova quanto o Ceará estão impedidos de inscrever jogadores durante três janelas, como é habitual nos períodos de sanções da Fifa nesses casos.
O Colorado Atlético Clube, do Paraná, também figura na lista de proibição de transferências da Fifa. Punida em 2020, a entidade está licenciada pela Federação Paranaense de Futebol, portanto, sem participar de competições profissionais. No entanto, a Fifa ainda não eliminou o nome da documentação oficial.
Ceará já se pronunciou:
O Ceará emitiu um comunicado na tarde de quarta-feira (1o) tranquilizando seus fãs acerca de uma eventual sanção que o clube poderia enfrentar junto à Fifa. O clube comunicou que o último impedimento de transferência já foi finalizado e que o clube está autorizado a registrar novos jogadores.
O questionamento surgiu entre os torcedores devido à presença do nome do Ceará no site Registration Bans, onde a Fifa atualiza os clubes que estão sendo banidos de transferências, impedindo assim o registro de novos atletas.
O Ceará entrou em contato com a organização solicitando a alteração das informações no site Registration Bans e aguarda uma nova atualização para remover o nome do Ceará da relação de clubes com restrições de transferência em vigor.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
“O Ceará SC informa que desde 11 de novembro de 2024, recebeu do Departamento Disciplinar da FIFA uma ordem de encerramento do Processo no qual havia sido apenado com o impedimento de registros (transfer ban) referente ao pagamento pela aquisição do atacante Wescley junto ao Vissel Kobe (JAP).
Junto com o referido encerramento do processo, foi informado que a CBF também foi comunicada pela FIFA para liberação de qualquer impedimento de registro, ordem essa com aplicação imediata.
O Clube ainda informa que desde a referida data encontra-se sem qualquer espécie de impedimento para registro de novos atletas, o que, inclusive, já iniciou a ser feito com as novas contratações do elenco principal e categorias de base.
O Ceará SC já fez comunicação oficial pedindo essa correção e encontra-se no aguardo de nova atualização do site com a maior brevidade possível“.