A próxima segunda-feira (27 de maio) será histórica para o futebol brasileiro Isso porque, Edina Alves será a árbitra da partida entre CSA e Goiás, pela Série A do Brasileirão. Após 14 anos, uma mulher voltará a apitar um jogo de futebol da Série A do Brasileirão.
A última partida da Série A arbitrada por uma mulher foi em 2005, no duelo entre Fortaleza e Paysandu, pelo segundo turno. A responsável pelo jogo foi Silvia Regina, que acompanhará de perto o confronto deste domingo. A ex-árbitra será a supervisora do VAR (árbitro de vídeo) no Rei Pelé, em Maceió.
O fato historico foi comemorado pela comentarista Fox Sports, Nadine Bastos.
“Depois de 15 anos uma mulher volta a apitar na Série A do Brasileiro. Fico feliz pela indicação da Edina Alves que tem talento e competência para estar nessa atividada”, afirmou a ex-árbitra-assistente.
Quem também fez quetão de exaltar a escolha, foi o árbitro de três Copas do Mundo, Carlos Eugênio Simon.
“A Edina Alves apitou muito bem na Série B. Já estava mais do que na hora dela subiur para a elite”, elogiou o comentarista Fox Sports.
A escalação de Edina foi apontada por Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, como um marco para a arbitragem brasileira. Mas, além disso, como um momento merecido pela árbitra paranaense.
“Eu só consigo ver meus árbitros como pessoas iguais. Acho que ela serve como exemplo não só para mulheres, mas para todos. A Edina era bandeira, abriu mão do escudo da FIFA, de árbitra internacional, porque tinha o sonho de ser árbitra central. Então, ela voltou às categorias de base, começou a apitar na base, largando o escudo internacional de auxiliar. Ela já conseguiu alcançar o quadro internacional como árbitra central e, hoje, está chegando na Série A. Para mim, ela é um exemplo para todo mundo”, destacou o ex-árbitro ao site oficial da CBF.
Retirado de: Fox Sports