Hércules, Paulo Baya, Juan Freytes, Joaquín Lavega, Jan Lucumí, Gabriel Pires, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Felipe Alves e Marquinhos: as movimentações do Fluminense no mercado da bola

Escudo do Fluminense (Foto Reprodução/Instagram)

Um dos grandes desafios das diretorias durante o período de intertemporada é mapear o elenco e o mercado para entender quem continua e quem sai da equipe. A execução do planejamento passa por saídas e chegadas de jogadores.

Já estamos em janeiro, e os clubes já fizeram contatos por novos jogadores e também viram alguns saírem. Seja porque eles não fazem mais parte dos planos da comissão técnica, seja porque os atletas receberam propostas mais vantajosas. Neste cenário, o Gávea News reuniu as movimentações do Fluminense no mercado da bola.

Marquinhos

O atacante de 21 anos perdeu prestígio com o treinador Mano Menezes na reta final do Campeonato Brasileiro e foi liberado pelo clube antes mesmo do encerramento da competição. Ele voltaria ao Arsenal, da Inglaterra, mas o Cruzeiro avançou por ele e em breve deve anunciá-lo como novo reforço, a pedido de Fernando Diniz, com quem trabalhou no Fluminense.

Marquinhos anunciado pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Felipe Alves

Reserva de Fábio durante toda a temporada, o goleiro atuou apenas em três oportunidades em 2024. Ele não teve o contrato renovado e assinou com o Noroeste, para 2025.

Felipe Alves em ação pelo Fortaleza (Foto: Reprodução/Fortaleza)

Felipe Melo

O volante/zagueiro de 41 anos vivia a expectativa de renovar o contrato para disputar a Copa do Mundo de Clubes no meio de 2025. Mas a diretoria resolveu que era momento de encerrar o vínculo entre as partes. Ele segue sem clube até o momento e ainda não anunciou se irá se aposentar ou não.

Felipe Melo em ação pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Diogo Barbosa

Foi ventilado pela imprensa que o lateral-esquerdo queria renovar contrato com o Fluminense pois foi pai recentemente e estava bem adaptado ao Rio de Janeiro. No entanto, as partes não se entenderam e ele se transferiu para o Fortaleza.

Diogo Barbosa pelo Fluminense (Foto: Mailson Santana/Fluminense)

Gabriel Pires

Contratado junto ao Botafogo para a temporada passada, meio-campista Gabriel Pires rescindiu com o Tricolor das Laranjeiras e acertou a ida para a Grécia. Ele irá reforçar o Paserraikos.

Gabriel Pires em ação pelo Benfica (Foto: Divulgação)

Jan Lucumí

O jovem atacante de 20 anos chegou ao Tricolor emprestado pelo Boca Juniors de Cali, atuou pelo time de aspirantes, mas não conseguiu espaço entre os profissionais. Ele se despediu do Fluminense com o fim da temporada.

Joaquín Lavega

Desejado pelo arquirrival Vasco da Gama, o jovem atacante uruguaio de 19 anos assinou contrato com o Fluminense por cinco anos. O clube chegou a um acordo com o River Plate do Uruguai pela compra dos direitos econômicos do atleta, mas os valores não foram divulgados.

Juan Freytes

O zagueiro argentino de 24 anos chegou depois que o Fluminense adquiriu 70% dos direitos econômicos dele junto ao Alianza Lima, do Peru. Ele já fez os exames médicos, assinou vínculo até o fim de 2028 e foi apresentado pelo clube.

Paulo Baya

O atacante de 25 anos chega para reforçar o setor ofensivo. Ele estava no Goiás e assinou um empréstimo com o Fluminense até o fim de 2025, com opção de compra fixada em contrato.

Hércules

O grande movimento do Fluminense no mercado de transferências foi a aquisição de Hércules. O volante pertencia ao Fortaleza e era um dos destaques da equipe cearense, sendo pretendido por vários clubes brasileiros, inclusive o Palmeiras. O Tricolor adquiriu 70% dos direitos econômicos dele por 29 milhões de reais, com um vínculo firmado até o fim de 2029.

Hércules em ação pelo Fortaleza (Foto: Thiago Gadelha/SVM)