Germán Cano, Keno, Kauã Elias, Kevin Serna, Facundo Bernal, Martinelli, Hércules, Nonato, Lima, Jhon Arias, Renato Augusto, David Terans, Thiago Silva, Thiago Santos, Samuel Xavier, Guga, Gabriel Fuentes, Fábio, Marcelo Pitaluga: os jogadores que se reapresentaram ao Fluminense

Escudo do Fluminense (Foto Reprodução/Instagram)

O elenco profissional do Fluminense se reapresentou na última quarta-feira (8/1), no CT Carlos Castilho, para iniciar a pré-temporada junto da comissão técnico de Mano Menezes. Todos foram recebidos pelo presidente Mário Bittencourt, pelo diretor de futebol Paulo Angioni além do treinador da equipe, no auditório do centro de treinamento.

De férias desde o fim do Campeonato Brasileiro, os atletas tricolores voltaram às atividades e se reuniram para a preparação dos desafios de 2025. O primeiro compromisso é o Campeonato Carioca e o Gávea News reuniu todos aqueles que marcaram presença na volta após o recesso.

Marcelo Pitaluga

Formado nas categorias de base de Xerém, o goleiro Marcelo Pitaluga voltou à equipe nesta janela de transferências e assinou vínculo até o fim de 2028. Ele se reapresentou junto do elenco no CT Carlos Castilho.

Fábio

O veterano goleiro de 44 anos de idade também foi mais um que se reapresentou junto do elenco do Fluminense. Esta é a quarta temporada dele à frente do clube.

Fábio pelo Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense)

Gabriel Fuentes

Contratado na janela de transferências do meio do ano passado, o Fluminense desembolsou 1,2 milhão de dólares, cerca de 6,6 milhões de reais, por 60% dos direitos econômicos do lateral-esquerdo. Ele também já se apresentou no CT Carlos Castilho.

Guga

Outro que se integrou ao elenco foi o lateral direito Guga. Substituto imediato de Samuel Xavier, ele entrou em campo 26 vezes pelo Fluminense na temporada passada e deu três assistências. Em 2025, começará a terceira temporada pelo clube.

Guga é anunciado pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Samuel Xavier

O lateral-direito de 34 anos vai para a quinta temporada com a camisa do Fluminense. Ele já entrou em campo em 191 oportunidades, marcou 6 gols e deu 10 assistências.

Samuel Xavier pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Thiago Santos

Xerife da zaga tricolor ao lado de Thiago Silva, o defensor também se juntou aos jogadores do Fluminense para a reapresentação do elenco e início da pré-temporada.

Thiago Santos em ação pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Thiago Silva

Ídolo da torcida tricolor, Thiago Silva não quis encerrar a página da história dele no Fluminense com apenas uma fuga do rebaixamento e permaneceu para mais uma temporada e terá a oportunidade de defender o clube na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Thiago Silva com a camisa do Fluminense em Fluminense x Palmeiras pelo Brasileirão 2024 (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C)

David Terans

David Terans se reapresentou junto dos companheiros para dar a volta por cima com a camisa do Fluminense. Contratado sob grande expectativa, o meia uruguaio não correspondeu dentro de campo. Foram apenas 17 jogos em toda a temporada, com um gol marcado e uma assistência.

David Terans pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Renato Augusto

Quem também permaneceu no clube para mais uma temporada foi o meia Renato Augusto. Aos 36 anos, ele completará o segundo ano como jogador do Fluminense, por que acumula 32 jogos e um gol marcado.

Renato Augusto pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Jhon Arias

Apesar das especulações de que o atacante colombiano deixaria o Fluminense nesta janela de transferências, ele também se reapresentou junto ao elenco. Esta é a quinta temporada em que ele defenderá as cores do Tricolor.

Jhon Arias com a camisa do Fluminense em 2023 (Foto: Reprodução/Instagram)

Lima

O experiente meia é mais um dos atletas que estão à disposição de Mano Menezes. Em 2025, existe a expectativa dele continuar sendo uma peça de confiança do treinador.

Lima pelo Fluminense (Foto: Mailson Santana/Fluminense)

Nonato

Emprestado pelo Santos, o meio-campista de 26 anos também apareceu no CT Carlos Castilho. 2025 será o segundo ano de empréstimo ao Fluminense, por quem entrou em campo 12 vezes e deu duas assistências.

Hércules

Hércules é mais um que se juntou à reapresentação. A contratação do volante junto ao Fortaleza foi uma das grandes surpresas desta janela de transferências. O Fluminense adquiriu 70% dos direitos econômicos do jogador por 29 milhões de reais e ele assinou com o clube até o fim de 2029.

Hércules em ação pelo Fortaleza (Foto: Thiago Gadelha/SVM)

Martinelli

Formado nas categorias de base do Tricolor das Laranjeiras, o volante chega para a 6ª temporada com a camisa do Fluminense. Aos 23 anos de idade, ele já soma 231 jogos e 10 gols pela equipe.

Martinelli pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Facundo Bernal

Contratado na última temporada, o volante uruguaio de 21 anos também se reapresentou no CT Carlos Castilho. Em 2024, ele entrou em campo 18 vezes pelo Fluminense.

Facundo Bernal vibra após marcar gol pelo Defensor Sporting (Foto: Divulgação/Defensor)

Kevin Serna

Artilheiro do jogo que garantiu o Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro, Kevin Serna também se reuniu ao elenco. O atacante colombiano fez 21 jogos, marcou 3 gols e deu 3 assistências em 2024.

Kevin Serna assina contrato com o Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense)

Kauã Elias

Mais uma revelação de Xerém, o jovem atacante de apenas 18 anos casou uma boa impressão em 2024, entrando em campo 43 vezes, marcando 7 gols e dando duas assistências. Ele também já está à disposição do técnico Mano Menezes.

Kauã Elias vibra após marcar um gol pelo Fluminense (Foto: Reprodução/Instagram)

Keno

De contrato renovado até o fim de 2026, Keno vai superar a marca dos 100 jogos com a camisa do Fluminense nessa temporada. Ele já entrou em 93 partidas pelo Tricolor das Laranjeiras, marcou 9 gols e deu 16 assistências.

Keno pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves)

Germán Cano

O “Rei da América” de 2023, da conquista do inédito título da Copa Libertadores da América, também se reapresentou com o elenco. Ele inicia o trabalho para dar a volta por cima depois de uma última temporada ruim.

Germán Cano em ação pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)