O Botafogo intensificou as negociações para contar com Marlon Gomes, meio-campista do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Formado nas categorias de base do Vasco, o jogador de 21 anos foi adquirido pelos ucranianos em janeiro de 2024 por 12 milhões de euros (cerca de R$ 64 milhões na época), com possibilidade de mais 4 milhões de euros em bônus.
- A declaração de Vampeta direcionada ao time do Botafogo
- Muita grana! Luiz Henrique, do Botafogo, recebe nova proposta da Europa
Apesar de já ter acertado uma base salarial com o Botafogo, a transferência é vista como complicada. O Shakhtar Donetsk não pretende liberar o jogador por menos de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 93 milhões). Ainda assim, o clube carioca segue em contato com os representantes do atleta e o clube ucraniano, na tentativa de viabilizar o acordo.
Marlon está adaptado ao futebol europeu, mas vê com bons olhos o retorno ao Rio de Janeiro, principalmente por motivos pessoais e em razão do contexto de instabilidade causado pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia. Atualmente, o Shakhtar manda seus jogos fora do país, além de enfrentar dificuldades logísticas, como a locomoção aérea.
Nos últimos dias de dezembro, o Botafogo iniciou as conversas com o jogador, que se encaixa no perfil traçado pela Eagle, rede de clubes de John Textor. A diretoria busca jovens talentos que possam oferecer um alto nível de desempenho e também representar um bom retorno financeiro em futuras negociações.
Marlon Gomes é um segundo volante de origem, mas sua versatilidade é um diferencial. No Vasco, ele foi utilizado como meia mais avançado e até na ponta esquerda. Na Seleção Brasileira sub-23, comandada por Ramon Menezes, o jogador chegou a ser testado como lateral-direito, ampliando ainda mais seu repertório tático.
A diretoria alvinegra trata o reforço como prioridade, mas sabe que a negociação será desafiadora. Caso avance, Marlon Gomes será um importante reforço para o Botafogo, que busca manter a base competitiva para os próximos anos e ampliar sua projeção no cenário nacional e internacional.