Léo Coelho é promovido a diretor de coordenação de futebol no Botafogo
O Botafogo oficializou, nesta sexta-feira (10), a promoção de Léo Coelho ao cargo de diretor de coordenação de futebol. A decisão foi tomada após uma reunião entre as lideranças da Eagle Football, grupo gestor do clube, e representantes do Alvinegro. Coelho já iniciou suas novas funções no CT Lonier.
Funções no Botafogo e modelo da Eagle
No organograma da SAF do Botafogo, Léo Coelho será responsável por gerir as operações diárias do futebol profissional e das categorias de base. A nomenclatura do cargo, “diretor de coordenação de futebol”, segue um modelo utilizado pela Eagle Football em outros clubes da rede, como o Olympique Lyonnais (Lyon).
Formação e trajetória profissional
Natural de Minas Gerais, Léo Coelho possui uma formação acadêmica robusta. Ele é formado em Direito pela PUC-MG e tem um Master em Gestão de Hospitalidade e Administração. Além disso, concluiu graduação em Gestão Técnica Esportiva pela Universidade do Futebol, pós-graduação em Direito Desportivo e Negócios no Esporte, e possui um MBA em Football Industries pela University of Liverpool.
Sua carreira no futebol começou na Federação Mineira de Futebol. Posteriormente, Léo teve uma passagem pelo Lyon, experiência que antecedeu sua atuação no América-MG como coordenador das categorias de base, futebol feminino e negócios internacionais. No Athletico Paranaense, desempenhou a função de coordenador geral das categorias de base e do futebol feminino por quatro anos e meio.
Impacto no Botafogo
Desde que chegou ao Botafogo, em 2024, Léo Coelho liderou uma reformulação significativa nas categorias de base do clube.
Os resultados já começaram a aparecer: o time sub-20, por exemplo, encerrou a fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior com 100% de aproveitamento e a liderança de seu grupo.