Barcelona x Real Madrid: a declaração de Galvão Bueno

Galvão Bueno, ex-narrador do Grupo Globo (Foto: Reprodução)

Galvão Bueno usou o El Clássico do último domingo (12) como contraponto a atratividade promovida pelos estaduais no país. O Narrador da Amazon Prime para jogos do Brasileirão 2025 teceu críticas às organizações dos torneios e ao calendário brasileiro, que praticamente obriga o uso de elencos alternativos aos clubes grandes neste início de temporada.

O El Clássico mencionado por Galvão valia o título da Supercopa da Espanha, no último domingo, na Arábia Saudita. O Real Madrid abriu o placar logo aos 5′ de jogo, com Mbappé, mas sofreu a virada e acabou derrotado por 5 a 2 pelo arquirrival. O baile catalão resultou na 15ª conquista do clube na competição.

“O grande jogo do dia foi o 5 a 2 do Barcelona em cima do Real Madrid na decisão da Supercopa da Espanha. No Campeonato Espanhol, já havia vencido por 4 a 0 e no campo do Madrid. Nesta temporada, está 9 a 2 para o Barça. Números cruéis. E, como na goleada anterior, Raphinha foi o craque do jogo”, iniciou o narrador.

“Então, com um jogo desses, como se interessar pelo início dos estaduais, com times grandes jogando só com reservas e muitos deles fazendo pré-temporada no exterior? Ridículo e triste esse nosso início de temporada”, indagou Galvão.

Calendário brasileiro

A temporada 2025 começou oficialmente para torcedores dos campeonatos Carioca, Baiano e Pernambucano nesse final de semana. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco foram a campo pelo estadual do Rio, enquanto o Bahia também fez sua estreia no ano.

Os cinco clubes mencionados acima recorreram a elencos alternativos a fim de priorizar a preparação para outras competições na temporada. Vale frisar que nenhum desses venceram seus compromissos: Botafogo e Flamengo perderam, e o restante empatou.

O Paulistão Sicredi 2025, principal torneio estadual do país, começará nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro. Primeiro entre os grandes paulistas a ir a campo, o Palmeiras encara a Portuguesa às 21h35, no Allianz Parque.