O Campeonato Paulista de 2025 começa nesta quarta-feira (15) e promete muitas emoções, mas também questionamentos sobre as forças do torneio. Flávio Prado, comentarista da Jovem Pan, repercutiu o início da competição e trouxe suas expectativas para o duelo entre Palmeiras e Portuguesa, que acontecerá no Allianz Parque, às 21h35 (horário de Brasília). O confronto levanta discussões sobre as pretensões de ambos os times e o impacto do torneio para os clubes envolvidos.
A dura realidade da Portuguesa no Paulistão
Flávio Prado foi direto ao ponto ao destacar a diferença de objetivos entre Palmeiras e Portuguesa. O Verdão, por sua vez, é considerado o principal favorito para conquistar o título do Paulistão, enquanto a Portuguesa “vai lutar pra não cair”. “Na realidade, é um time brigando pelo título como favorito o Palmeiras, contra outro que vai lutar pra não cair. Mas podemos chamar de clássico?”, questionou o comentarista em um vídeo nas redes sociais.
Essa análise traz à tona a disparidade de status entre os dois clubes, refletindo a atual realidade da Lusa, que foi adquirida por uma SAF bilionária, mas ainda carrega as limitações de um elenco inferior.
A perda de prestígio da Portuguesa
Além disso, Flávio Prado destacou que o Campeonato Paulista perdeu parte de sua relevância com o passar dos anos, especialmente para clubes como a Portuguesa. “Já houve um momento que sim, ela até já decidiu e ganhou alguns campeonatos de São Paulo”, recordou, referindo-se aos tempos áureos do clube. No entanto, vale destacar que a atual situação da Portuguesa fez com que seu status de “grande” fosse desafiado. “Tudo o que a Portuguesa fez nos últimos tempos apagou completamente esse tipo de comparação?”, indaga o comentarista, sublinhando que a queda de prestígio da Lusa é um reflexo de sua situação atual.
A importância do Campeonato Paulista atualmente
Para Flávio Prado, o Campeonato Paulista tem servido mais para aquecer os times para os clássicos, mas não representa mais o mesmo peso de outros tempos. “O Palmeiras, por exemplo, foi campeão no ano passado, mas todo mundo terminou o ano dizendo que o Palmeiras passou uma temporada sem ganhar nada, o que é verdade”, pontuou, explicando como a competição perdeu importância para os torcedores e para a mídia.
Com isso, o Paulistão não é mais visto como um objetivo principal, mas apenas uma preparação para competições de maior peso. Portanto, fica claro que o Campeonato Paulista será um campo de testes para as equipes do Estado, mas, para clubes como a Portuguesa, será uma luta constante para se manter entre os grandes.