Palmeiras: Flávio Padro é sincero ao falar sobre Abel Ferreira

Abel Ferreira - Foto: César Greco / Palmeiras

O técnico Abel Ferreira certamente não enfrentou um início de trabalho tão incerto à frente do Palmeiras. Depois de passar a temporada passada em branco, o treinador chega em 2025 extremamente pressionado por torcedores e especialmente pela mídia esportiva – que tanto o enalteceu. O jornalista Flávio Prado, por exemplo, considera que o ciclo do português no Alviverde está no fim.

Flávio Prado entende Abel já deveria estar fora do clube sob uma análise exclusiva de rendimento. O jornalista chegou a fazer um comparativo sobre a possível saída de Rony, bastante criticado por torcedores, com a situação do treinador.

“Se for por não rendimento técnico na temporada passada [possível saída de Rony], a comissão técnica também está em fim de ciclo. Aliás, faz dois anos já… Palmeiras é um avião e não ganha nada. Aí você diz que ele ganhou o Brasileiro de 2023? Ganhou, porque o Botafogo entregou. Ok. Mas no ano passado ganhou o Campeonato Paulista. Só!”, iniciou.

“Ou seja, o rendimento técnico, cá entre nós… e com erros claros do treinador. Naquele ano [2023] que perde para o Boca na Libertadores que ele não escala o Endrick, e nesse ano [2024] ele também erra no jogo contra o Botafogo aqui [em São Paulo]. Ele faz uma formação errada e o Botafogo elimina o Palmeiras”, e completou:

“Errou gravemente nas duas últimas Libertadores. Muito por culpa dele, o Palmeiras foi eliminado nas duas últimas Libertadores. Por causa dele deixou de chegar em duas finais”, destacou durante o ‘Bate-Pronto’, da Jovem Pan.

Reapresentação sem Abel

O Palmeiras retornou aos trabalhos no dia 8 de janeiro, mas só passou a treinar sob os comandos do português na última terça-feira (14) – véspera da estreia no Paulistão. A demora na reapresentação se deu por conta da semana a mais no fim do ano, em que ficou discutindo o planejamento de 2025 junto à diretoria.

Com pouco tempo de treino, a tendência é que Abel Ferreira use a base do time que encerrou a temporada passada na estreia desta quarta-feira, 15. O Palmeiras encara a Portuguesa no Allianz Parque, a partir das 21h35 (de Brasília), pela primeira das 12 rodadas da fase de grupo do Paulistão.

Passagem pelo Palmeiras

Abel Ferreira comandou o Palmeiras em 297 ocasiões das 591 de sua carreira como técnico. É, por muito, o trabalho mais longevo de sua trajetória. Nesse período, conquistou dez títulos, liderou o time em 172 vitórias, empatou 69 vezes e acabou derrotado em outras 56.