Santos vence o Mirassol e inicia era Pedro Caixinha com vitória no Paulistão
O Santos estreou no Campeonato Paulista com vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro. O confronto marcou o início do trabalho de Pedro Caixinha no comando da equipe. Guilherme marcou os dois gols do Peixe, enquanto Iury Castilho descontou para os visitantes nos acréscimos. O goleiro Gabriel Brazão foi outro destaque, com pelo menos três defesas decisivas.
O jogo foi intenso desde o início. O Santos pressionou a saída de bola do Mirassol e criou as primeiras oportunidades. Wendel Silva e Soteldo finalizaram nos minutos iniciais, mas sem sucesso. O Mirassol respondeu aos 11 minutos com Mateus Davó, que finalizou após cruzamento de Guilherme Pato, mas parou em defesa de Gabriel Brazão.
O Mirassol quase abriu o placar aos 20 minutos, quando Yuri Castilho arriscou de antes do meio-campo ao ver Gabriel Brazão adiantado. O goleiro santista conseguiu se recuperar e evitou o gol. O Santos respondeu com Guilherme, que finalizou após cortar para o meio, mas a bola desviou na defesa. Aos 27, Lucas Braga desviou de cabeça após cobrança de falta, mas Alex Muralha defendeu.
O goleiro do Santos brilhou novamente aos 30 minutos, defendendo uma cabeçada de Yuri Castilho. Aos 43, Chico recebeu passe de Roni e ficou cara a cara com Brazão, que fez outra defesa decisiva. Quando tudo indicava um empate no intervalo, Soteldo fez jogada individual e lançou Guilherme, que chutou colocado e contou com um desvio na defesa para abrir o placar.
No segundo tempo, o Santos perdeu intensidade e Pedro Caixinha substituiu Soteldo aos 11 minutos. O Mirassol aproveitou e passou a dominar a posse de bola. Aos 21, Yuri Castilho obrigou Gabriel Brazão a mais uma grande defesa. O time visitante seguiu pressionando e reclamou de um possível pênalti em Reinaldo, não marcado pela arbitragem.
Aos 40 minutos, em uma falta próxima à área, Guilherme cobrou com precisão e ampliou para o Santos. Já nos acréscimos, JP Chermont cometeu pênalti em Clayson, e Iury Castilho converteu a cobrança para o Mirassol.
Com a vitória, o Santos soma três pontos e divide a liderança do Grupo B com o Guarani, mas fica atrás no saldo de gols. O Mirassol, no Grupo A, segue sem pontuar.
Após a partida, Guilherme foi eleito o craque do jogo e celebrou o resultado, destacando o início do novo trabalho. O atacante também comentou sobre Neymar, deixando em aberto a possibilidade de um possível retorno do jogador ao clube.
”Feliz por mais dois gols agora, né? Vai dividir a vitória para o grupo, primeiro jogo difícil, trabalho novo, modelo de jogo também diferente, ressaltar o trabalho dos meninos, o primeiro da comissão, acho que tá todo mundo em parabéns, é um grande desafio hoje, dividir também esse prêmio aqui com todos, e agradecer também a torcida que veio, que apareceu, que iniciamos bem, tá no caminho certo”, disse.
“Deixa o homem a vontade, ele sabe do nosso desejo e todo mundo aqui tem a mesma opinião, então deixa ele a vontade (Sobre Neymar)”, finalizou.