O Vasco da Gama está vivendo uma fase de transição, e um dos jogadores que busca se firmar na equipe é Souza, que fez sua estreia completa como zagueiro no empate contra o Bangu, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.
O volante, que até então havia atuado em poucas partidas no clube, recebeu a oportunidade de atuar na função que pediu para desempenhar, e essa mudança de posição pode ser a chave para seu recomeço no time.
Nova função de Souza e o recomeço
Souza, de 35 anos, teve uma temporada difícil em 2024, com pouco tempo de jogo e até mesmo períodos em que não foi relacionado. Contudo, em entrevista no final do ano, o volante revelou que estava se adaptando à nova função.
“Já joguei na Turquia alguns jogos de zagueiro, mas não queria, porque tinha uma condição física que podia correr para todos os lados, queria fazer gol. Mas hoje, olhando para a minha condição atual, acho que poderia ajudar o clube muito bem nessa posição”, disse o jogador.
Isso porque, fisicamente, Souza se sente muito melhor após passar por uma cirurgia, e ele acredita que 2025 será um ano melhor, tanto para ele quanto para o Vasco.
A chance que ele esperava
Souza teve a chance de mostrar seu valor como zagueiro na última quinta-feira. Depois de treinar nessa função durante dois meses, ele foi escalado por Ramon Lima, técnico do Sub-20, para atuar na zaga durante o jogo contra o Bangu, que terminou em 0 a 0.
Souza, que havia atuado apenas 126 minutos na temporada até então, completou sua primeira partida inteira no clube e demonstrou uma boa adaptação à nova função.
Sendo assim, ele pode continuar como titular no próximo jogo, contra o Boavista, no domingo. A decisão de promover Souza ao time titular se deu após conversas entre Ramon Lima e Fábio Carille, o novo treinador da equipe.