David Terans deixa o Fluminense e acerta empréstimo com o Peñarol por uma temporada
O Fluminense confirmou nesta sexta-feira (17) o empréstimo do meia-atacante David Terans para o Peñarol, do Uruguai. O vínculo será de uma temporada, com o clube uruguaio assumindo 100% dos vencimentos do jogador, sem pagar pelo empréstimo. Além disso, o Peñarol terá uma opção de compra fixada ao fim do período, mas, por enquanto, o Fluminense manterá os direitos econômicos do atleta, que tem contrato com o Tricolor até 2026.
- Palmeiras e Fluminense negociam troca de jogadores
- Jogadores do Fluminense revelam expectativa para Campeonato Carioca
Terans foi contratado pelo Fluminense no início de 2024, após a equipe carioca pagar R$ 14 milhões ao Pachuca, do México, por sua contratação. Desde então, o uruguaio não conseguiu corresponder às expectativas e teve uma passagem discreta pelo clube. Ao longo de 2024, disputou 17 partidas, marcou um gol e deu uma assistência. Seu destaque maior aconteceu na conquista da Recopa Sul-Americana, quando o Fluminense venceu a LDU do Equador. No entanto, sua adaptação ao elenco não foi fácil e o jogador passou a ser pouco utilizado.
Apesar de sua contratação ser vista como uma aposta para o meio-campo tricolor, Terans não conseguiu se firmar entre os titulares sob o comando de Mano Menezes. Em 2024, o meia-atacante teve apenas 649 minutos de jogo. A situação foi agravada pela forte concorrência no setor e pela preferência de Mano por outros jogadores para as funções ofensivas. O uruguaio, que se apresentou para a pré-temporada do Fluminense no dia 8 de janeiro junto com o segundo grupo, já foi liberado para o Peñarol, enquanto a equipe principal se preparava para os desafios no Campeonato Carioca.
Nas redes sociais, o jogador já se despediu de seus amigos na cidade do Rio de Janeiro, indicando que seu ciclo no Fluminense está encerrado. O clube, por sua vez, segue trabalhando na montagem de seu elenco para a temporada 2025, com o foco em manter seu bom desempenho nas competições que disputará, como o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores.
Carreira de David Terans no futebol brasileiro e internacional
David Terans começou sua trajetória no futebol brasileiro em 2018, quando foi contratado pelo Atlético-MG, mas não obteve grande destaque. O meia teve uma passagem mais expressiva pelo Athletico-PR, onde fez boas atuações nas temporadas de 2021 e 2022, e foi fundamental nas campanhas do clube paranaense. Depois de sua passagem pelo Furacão, o jogador teve um breve período no futebol mexicano, defendendo o Pachuca, antes de ser contratado pelo Fluminense.
Além de suas passagens por clubes brasileiros e mexicanos, Terans também defendeu equipes do Uruguai, como Rentistas, Santiago Wanderers e Danúbio, e ganhou mais notoriedade no Peñarol em 2021, quando foi emprestado para o clube. Após esse período, retornou ao Brasil, onde se consolidou como um bom meio-campista no cenário nacional. No entanto, sua adaptação ao futebol carioca não foi a esperada, e agora ele retorna ao Peñarol para tentar reencontrar o bom futebol que o destacou nas temporadas anteriores.