Tinga aponta o melhor técnico do futebol brasileiro

Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

Paulo César Tinga consolidou sua trajetória como um dos jogadores mais vitoriosos do futebol brasileiro. Bicampeão da Libertadores pelo Internacional, em 2006 e 2010, o ex-volante também levantou dois títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro Série A com o Cruzeiro, em 2013 e 2014. Formado pelo Grêmio, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2001, Tinga teve uma breve passagem pelo Botafogo antes de se tornar um dos símbolos do primeiro título continental do Colorado.

Apesar de sua história marcante no Beira-Rio, Tinga nunca escondeu suas raízes no Grêmio e o respeito pelo clube que o revelou. Recentemente, ele compartilhou em suas redes sociais um vídeo de um antigo programa apresentado por Luciano do Valle, na Band, em que Luiz Felipe Scolari falava sobre jovens talentos. Na legenda, o ex-jogador não poupou elogios ao técnico: ‘Maior treinador brasileiro de todos os tempos, campeão de tudo na América do Sul, campeão do mundo’.

A admiração por Felipão vai além dos títulos conquistados. Mesmo com a histórica derrota de 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, Tinga defendeu o legado do treinador. ‘Não adianta, tem que respeitar, não tem o que fazer. Podia tomar 14-1 que continuaria sendo o maior’, escreveu o ex-volante, destacando o impacto de Scolari no futebol nacional e internacional.

Hoje palestrante, Tinga também celebrou o reconhecimento do técnico no vídeo, que é dos anos 90. Na ocasião, Felipão exaltou o talento de Ronaldinho Gaúcho e também mencionou o potencial do jovem Tinga. Para o ex-jogador, esse momento reforça a importância das oportunidades dadas pelo treinador.

‘Eu falo pros meus filhos: eu era meia-boca. Mas convivi com os melhores, não adianta, não tem o que fazer. Sou guri da Tinga [Restinga, bairro de Porto Alegre] e não posso esquecer que ele me deu a primeira oportunidade de ser campeão como gandula’, recordou, fazendo referência ao início de sua trajetória no Grêmio.

Com passagens marcantes por clubes brasileiros e pelo Borussia Dortmund, na Alemanha, Tinga encerrou sua fala com uma reflexão sobre sua trajetória. ‘Até isso tem no meu currículo, graças a ele. Campeão dentro e fora dos gramados’, concluiu o ex-jogador, evidenciando a gratidão pelas experiências vividas ao longo de sua carreira.