Botafogo-SP x São Paulo: a declaração de Maxi Cuberas

Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução)

São Paulo estreia no Paulista com empate sem gols contra o Botafogo-SP e Cuberas valoriza desempenho dos jovens

O São Paulo estreou no Campeonato Paulista com um empate sem gols contra o Botafogo-SP na noite desta segunda-feira, em Ribeirão Preto. Sob o comando do auxiliar técnico Maxi Cuberas, já que o técnico Luis Zubeldía estava nos Estados Unidos para comandar a equipe contra o Flamengo na FC Series, o Tricolor contou com a participação de diversos jovens, devido à competição paralela nos Estados Unidos, levando 14 jogadores também inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha).

Cuberas se mostrou satisfeito com o desempenho dos atletas mais jovens que participaram da partida e destacou a paciência necessária para o processo de desenvolvimento e integração ao time principal.

“Representar uma equipe tão grande tem que ter paciência, tem que saber chegar, acompanhar os jovens, o Zubeldía tem muito claro isso. Faz muito tempo que está trabalhando e estreou muitos jovens. Prepará-los para quando tiver a chance, estejam bem”, afirmou o auxiliar técnico.

Ele também aproveitou para ressaltar que a estreia de alguns jogadores foi uma oportunidade valiosa, mas que uma única partida não define a situação do grupo.

“Hoje colocamos os garotos, falamos com eles, dissemos para aproveitar as possibilidades, foi uma linda oportunidade, aproveitaram, foram bem. Mas como falamos, uma partida não define a situação”, explicou Cuberas, que pediu paciência para que os jovens se consolidem no time principal ao longo da temporada.

O auxiliar técnico também destacou a importância de seguir com o trabalho e o foco para os próximos jogos.

“Tem que seguir lutando, trabalhando, melhorando. Já precisam passar a página e pensar na partida de amanhã, porque estão fazendo um bom campeonato. E temos jovens, como Rodriguinho, William, Moreira, Patryck… Há jovens, porque o clube trabalha bem. Mas tem que ter paciência, para que quando os jovens tiverem chances, possam se consolidar no time principal”, completou.

Após o empate contra o Botafogo-SP, o São Paulo já volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando recebe o Guarani no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Cuberas afirmou que ainda não sabe qual será a escalação para a próxima partida, mas destacou a importância de ter terminado a pré-temporada e a estreia do ano sem lesões.

“Com respeito ao jogo que vem, vamos estar unificando o plantel. Podemos já trabalhar e tomar decisões para ver qual equipe iniciará. Teremos todos os jogadores, por isso vamos jogo a jogo. A ideia é continuar preparando, como no amistoso de ontem, o importante é que não tivemos lesionados. Esta é uma preocupação em início de temporada. Os amistosos foram bem, o jogo de hoje saiu bem, e a partir do próximo dia vamos tomar as decisões”, concluiu o auxiliar técnico.