José Boto vai promover barca de saídas do Flamengo

Entrevista coletiva de José Boto (Foto: Reprodução/FlaTV)

Com o mercado de transferências em aberto, o Flamengo observa as principais lacunas do elenco e, com calma, abre negociações por contratações. Ao mesmo tempo, também analisa as ofertas por jogadores para ajustes de saídas.

E justamente sobre o tema ‘saídas’ é que o novo diretor de futebol do clube, José Boto, deu uma declaração importante. Em entrevista, ele pontuou sobre a quantidade de jogadores ideal para o elenco, e deu a entender que uma ‘barca’ será realizada.

Em entrevista, José Boto pontuou a dificuldade em trabalhar com elencos grandes, e garantiu que a meta é ter um elenco de 25 jogadores. Hoje, o plantel rubro-negro tem 26 atletas – conforme o site oficial. Entretanto, esse número não considera os jovens da base que compõem o elenco, e nem Pablo, que voltou ao Fla após empréstimo ao Botafogo.

O trabalho nunca é bom com elencos grandes. Nunca, nunca é bom. O ideal é trabalhar com 24, 25 jogadores. Claro que, com esse calendário, tem que fazer um trabalho não com tanta qualidade, mas ter um elenco mais largo. Aquilo que eu penso, é o grande objetivo, mas não vamos fazer agora, pois é uma coisa a longo prazo, é termos uma equipe sub-20 com o treinador tendo ideias muito próximas do treinador da equipe principal, e buscar jogadores do sub-20 sempre que necessário”, disse, antes de prosseguir:

“Esse momento não é possível iniciar com o ‘boi em andamento’, mas é uma das coisas que vamos trabalhar, essa aproximação do sub-20 com o profissional. Para que tenha qualidade no trabalho da equipe profissional e, quando necessário, ter qualidade e processos muito próximos para que não tenha necessidade de um elenco com 29 jogadores”, comentou, à ‘Placar’.

Como citado por Boto sobre a integração com a base, é válido ressaltar que o Flamengo é bastante conhecido por ser um grande formador de jovens jogadores. Entre muitas joias reveladas pelo clube, estão Vini Jr, hoje melhor do mundo, Lucas Paquetá e João Gomes, por exemplo.