A declaração de Casagrande direcionada a Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge

Casagrande (Foto: Reprodução/SporTV)

Casagrande elogia Artur Jorge e compara treinador a Jorge Jesus e Abel Ferreira

Durante o programa UOL News, Walter Casagrande exaltou o trabalho do técnico português Artur Jorge, que comandou o Botafogo na temporada de 2024. O comentarista destacou a influência do treinador no futebol brasileiro e o colocou no mesmo nível de Jorge Jesus, campeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Flamengo em 2019, e Abel Ferreira, multicampeão pelo Palmeiras.

“O que o Artur Jorge ofereceu para o Botafogo e para o futebol brasileiro foi muito acima da média do que estamos acostumados (…). Esse ano, o Artur Jorge foi nível Abel Ferreira de dois anos atrás e Jorge Jesus de 2019: aquele cara que ofereceu uma coisa diferente para o futebol brasileiro”, analisou Casagrande.

Artur Jorge chegou ao Botafogo em abril de 2024 e teve um impacto imediato na equipe. Em 55 partidas, conquistou 32 vitórias, 14 empates e 9 derrotas, comandando o Glorioso rumo a uma histórica conquista da Copa Libertadores e ao título do Campeonato Brasileiro, encerrando um jejum de 30 anos sem vencer a principal competição nacional.

O treinador optou por deixar o clube carioca ao final da temporada para assumir o Al-Rayyan, do Catar. Apesar de sua saída, o impacto do trabalho desenvolvido no Botafogo ainda gera elogios, como o de Casagrande, que vê semelhanças com as contribuições de outros técnicos portugueses que marcaram o futebol brasileiro.

Na avaliação do comentarista, Artur Jorge teve uma influência comparável à de Jorge Jesus e Abel Ferreira, que marcaram época no Brasil. Jorge Jesus comandou o Flamengo em 2019 e conquistou títulos expressivos, incluindo a Libertadores e o Brasileirão, com uma campanha de 46 vitórias, 9 empates e apenas 7 derrotas. Já Abel Ferreira está à frente do Palmeiras desde 2020, acumulando 181 vitórias, 70 empates e 62 derrotas, além de 10 títulos.

O desempenho de Artur Jorge no Botafogo, segundo Casagrande, colocou o treinador no mesmo patamar de seus compatriotas, principalmente por ter implementado um estilo de jogo ofensivo e competitivo.

Com a saída do técnico português, o Botafogo tem adotado uma postura cautelosa na busca por um substituto. O clube chegou a negociar com André Jardine, campeão olímpico com a Seleção Brasileira e atual técnico do América do México, mas o treinador recusou a proposta.

Agora, de acordo com a imprensa portuguesa, um dos nomes cotados para assumir o cargo é Vítor Bruno, ex-auxiliar de Sérgio Conceição no Porto.