O Botafogo acertou a compra de David Ricardo junto ao Ceará por 1,8 milhão de dólares, cerca de 11 milhões de reais, e o zagueiro será mais um reforço do Alvinegro para a temporada. Faltam apenas alguns trâmites burocráticos para que o atleta faça exames, assine o contrato e seja anunciado oficialmente.
- Palmeiras: Casagrande é sincero ao falar sobre a contratação de Gregore, do Botafogo
- Caminhão de dinheiro, decisão de Luiz Henrique e contratação milionária: as últimas notícias do Botafogo
A negociação entre as partes garante 80% dos direitos econômicos do defensor ao Glorioso, enquanto que o time cearense ficará com o restante, pensando em uma venda futura. Além disso, o pagamento será feito em duas parcelas: uma com o desfecho positivo e o restante ao longo de 2025.
As diretorias das duas equipes já tinham passado por uma primeira rodada de negociações que se frustrou. O Botafogo ofereceu 1,2 milhão de dólares, cerca de 7,2 milhões de reais, mais o lateral-esquerdo Hugo, para tentar convencer o Ceará a liberar o jogador. Mas os termos não agradaram o Ceará, que recusou.
Com a possibilidade de vencer o atleta, o Alvinegro Cearense optou por não relacioná-lo para o confronto com o Náutico da última quarta-feira (22/1), pela Copa do Nordeste.
O zagueiro de 22 anos foi formado nas categorias de base do Fluminense, do Piauí, e se transferiu para atuar pelo sub-20 do Ceará, em 2022. Ele se destacou na categoria, com 13 jogos e duas assistências até subir ao time principal. Desde então, atuou 99 vezes, marcou 6 gols e deu 3 assistências.
Além de David Ricardo, o Botafogo contratou outro jovem defensor durante essa janela de transferências. O clube chegou a um acordo com o Santos pela transferência de Jair Cunha.
O Glorioso pagou 14 milhões de euros, cerca de 89 milhões de reais, mais o atacante Tiquinho Soares no negócio, por 90% dos direitos econômicos do zagueiro de 19 anos de idade.