Dunga, Tite, Renato Gaúcho, Felipão, Vanderlei Luxemburgo, Alex, Jorginho, Guto Ferreira, Lisca, Levir Culpi, Vagner Mancini, Daniel Paulista, Marcelo Oliveira, Nelsinho Baptista, Milton Mendes, Gabriel Milito, Gerdardo Martino, Hernán Crespo, Gabriel Heinze, José Pekerman, Paulo Fonseca, Luís Castro, Antônio Oliveira, Armando Evangelista, Jesualdo Ferreira e Carlos Queiroz: técnicos livres que podem substituir Fernando Diniz no Cruzeiro

Fernando Diniz durante apresentação no Cruzeiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Após a derrota por 1 a 0 para o Ahtletic pela segunda rodada do Campeonato Mineiro, na última quarta-feira (22/1), a torcida do Cruzeiro vaiou o técnico Fernando Diniz. A equipe celeste saiu do Mané Garrincha sob protestos, a maioria direcionada para o comandante.

A paciência do torcedor já está abalada desde a campanha ruim na reta final do Campeonato Brasileiro que culminou na não classificação para a Copa Libertadores da América e também no vice-campeonato da Sul-Americana. Com as constantes críticas, surgem especulações de que Diniz pode cair do comando da Raposa. Por isso, o Gávea News reuniu os nomes dos treinadores que poderiam substitui-lo já que estão livres no mercado.

Carlos Queiroz

Com passagens por grandes clubes do planeta, o português está livre no mercado desde que se despediu da Seleção do Catar. Os últimos trabalhos dele, inclusive, todos foram em seleções, incluindo Portugal, Irã, Colômbia e Egito.

Jesualdo Ferreira

Em 2020, Jesulado Ferreira teve uma breve passagem pelo futebol brasileiro quando dirigiu o Santos. Ele comandou o Peixe por 15 partidas e conquistou apenas 6 vitórias antes de ser demitido.

Armando Evangelista

Mais um português que já trabalhou como treinador no Brasil. Armando Evangelista está sem clube desde que deixou o Famalicão, de Portugal. Aqui, dirigiu o Goiás em 2023, quando venceu apenas 7 dos 27 jogos que comandou o time esmeraldino.

Antônio Oliveira

O português de 42 anos acumulou diversos trabalhos no Brasil. Entre eles, foi auxiliar técnico de Santos e Athletico Paranaense até ser efetivado no Furacão. Ainda dirigiu Cuiabá, Coritiba e Corinthians.

Luís Castro

Luís Castro foi um dos nomes mais especulados nesta janela de transferências no Brasil. Desde que fez um bom trabalho à frente do Botafogo, em 2023, ele ganhou moral no país e é sempre procurado pelos times brasileiros. Está livre desde que foi demitido do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Luis Castro durante uma viagem do Al Nassr (Foto: Divulgação/Al Nassr)

Paulo Fonseca

O português Paulo Fonseca foi desligado do Milan, da Itália, recentemente e está livre no mercado. Entre os clubes com os quais já trabalhou estão o Lille, a Roma, o Shakhtar Donetsk e o Braga, por exemplo.

José Pekerman

Argentino de 72 anos, o treinador se notabilizou principalmente com o trabalho à frente das seleções. A última que dirigiu foi a Venezuela, em 2022. Desde então está sem clube.

Gabriel Heinze

O ex-zagueiro do Manchester United e do Real Madrid atua como técnico desde 2015. Majoritariamente dirigiu times argentino, entre eles Godoy Cruz, Argentino Juniors, Vélez Sarsfield e Newll’s Old Boys. Ele está sem clube desde 2023.

Hernán Crespo

O ex-atacante argentino também já trabalho no Brasil. Em 2021, treinou o São Paulo e se sagrou campeão do Campeonato Paulista. O último trabalho dele foi no Al Ain, dos Emirados Árabes.

Gerdardo Martino

O técnico argentino tem 62 anos e acumulou trabalhos nas seleções da Argentina e do México. Ele também já dirigiu o Barcelona em 2013/2014 e a última equipe que ele treinou foi o Inter Miami, dos Estados Unidos.

Gabriel Milito

O treinador argentino conquistou o Campeonato Mineiro na última temporada com o Atlético-MG e chegou às finais da Libertadores e da Copa do Brasil. Depois de uma sequência negativa, foi demitido.

Gabriel Milito em ação pelo Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Milton Mendes

Com 54 anos, Milton Mendes ficou conhecido no Brasil por ter as quatro licenças da Uefa e ter treinado o Vasco da Gama em 2017. O último trabalho dele foi em 2024, no Carlos A. Mannucci, do Peru.

Nelsinho Baptista

Nelsinho Baptista passou 13 anos no Japão, comandando Kashiwa Reysol e Vissel Kobe. No Brasil, se notabilizou principalmente por treinar o Sport, de Recife, e a Ponte Preta, que treinou pela última vez em 2024.

Marcelo Oliveira

Bicampeão do Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro, Marcelo Oliveira está sem clube desde que saiu da Ponte Preta em 2020. Ele ainda treinou Vasco, Coritiba, Atlético Mineiro, entre outros.

Daniel Paulista

Daniel Paulista é um dos treinadores da nova geração. Ele tem 42 anos de idade, dirigiu CRB, Guarani, Confiança, Sport e Boa Esporte. O último trabalho dele foi em 2024, na equipe regatiana.

Vagner Mancini

Vagner Mancini é um dos treinadores mais experientes do Brasil. Com passagens por várias equipes do cenário nacional, na última temporada dirigiu Ceará, Atlético Goianiense e Goiás.

Levir Culpi

Levir Culpi não comanda uma equipe desde 2021, quando se despediu do Cerezo Osaka, do Japão. No Brasil, treinou Atlético Mineiro, Santos, Fluminense, entre outros.

Lisca

O folclórico treinador está livre no mercado desde que deixou o América Mineiro. No Brasil, já treinou Vila Nova, Avaí, Santos, Sport, Vasco, Ceará, entre outros.

Guto Ferreira

Especialista em Série B, Guto Ferreira está sem clube desde que deixou o Sport, de Recife. Os últimos trabalhos dele foram no Coritiba, Ceará, Goiás, Bahia, entre outros.

Jorginho

Multicampeão como jogador, Jorginho comandou o Coritiba na última temporada e está livre no mercado. Entre os clubes que comandou destacam-se Vasco da Gama, Coritiba, Ceará e Bahia.

Alex

Grande camisa 10, identificado com a torcida do Cruzeiro, Alex iniciou a carreira como treinador em 2021, comandando as categorias de base do São Paulo. Nesta temporada, esteve à frente do Antaluaspor, da Turquia.

Vanderlei Luxemburgo

Vanderlei Luxemburgo é um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Ele é pentacampeão do Brasilerão, mas o último time que treinou foi o Corinthians, em 2023. Desde então não assumiu mais nenhuma equipe.

Felipão

Treinador histórico do Cruzeiro, Felipão está sem clube desde que deixou o Atlético Mineiro no começo da última temporada.

Renato Gaúcho

Depois de três temporadas no Grêmio, o treinador se desligou ao fim do Campeonato Brasileiro e desde então está sem clube. Caso assumisse o Cruzeiro, seria a primeira experiência na equipe celeste.

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Tite

Tite comandou a Seleção Brasileira nas duas últimas Copas do Mundo. O último trabalho dele foi no Flamengo, em 2024, e ele foi demitido depois de ser eliminado para o Peñarol na Copa Libertadores da América. Desde então está sem clube.

Tite durante entrevista coletiva (Foto: Reprodução/FlaTV)

Dunga

Técnico da Seleção Brasileira em duas oportunidades, uma na Copa do Mundo de 2010 e outra na pós 7 a 1, Dunga não comanda uma equipe de futebol profissional desde 2016, quando foi demitido do Brasil.