Fluminense: Canobbio revela onde prefere jogar

Escudo do Fluminense (Foto Reprodução/Instagram)

Agustín Canobbio atraiu os holofotes para si desde que se tornou a contratação mais cara da história do Fluminense, em valores absolutos. Consciente do ônus e bônus que o status pode representar, o uruguaio fez questão de elucidar seu perfil de jogador – desde características à preferência por função.

“Muita gente aqui me coloca como atacante. Eu não sei bem como falam aqui. Eu jogo no meio por fora. Às vezes colocam como ponta. Eu constantemente ajudo atrás na defesa, chegando no ataque. Acho que sou mais um 8 atuando por fora. Não sou um meia, camisa 10. Jogo no meio-campo, aqui volante colocam como 5”, e completou:

“Não sou 100% atacante, gosto de estar dentro da área, fazer o gol, dar assistência. Me cobro de, dentro do possível, estar chegando nas duas áreas”, afirmou Canobbio em sua apresentação ao Tricolor, no CT Carlos Castilho.

O que esperar?

A reposta de Canobbio joga um balde de água fria no torcedor que vislumbrava o ataque formado por Arias, Canobbio e Kauã Elias. Foi justamente atuando aberto pela direita ou esquerda que o uruguaio ganhou visibilidade e chegou à seleção nacional.

Entretanto, o uruguaio tem características de meia e é capaz de se movimentar por todos os lados. Canobbio tem atributos de recomposição, chegada na área, marcação forte e recuperação de bola.

“No Uruguai, o volante é um integrante da linha do meio campo, seja pelo lado ou por dentro. O cara que vai formar um dos elementos daquele setor. É normal a gente ouvir, por exemplo, em análises em espanhol, alguém falar “o volante esquerdo”, “o volante direito” se referindo aos jogadores que atuam mais pelos lados do campo. A posição dele [Canobbio] é essa mesmo”, explicou o jornalista Rodrigo Coutinho.

Para Mano Menezes, a chegada do uruguaio representa um leque de alternativas a partir dessa versatilidade. “Ele é um cara muito bem dotado no aspecto físico, consegue correr muito e não se cansa tanto. É um jogador que vai te entregar volume pelo lado, buscar esse tipo de jogada não só linha de fundo, mas na direção da área. Ele pode melhorar essa terminação das jogadas, ser mais refinado ali para agir em situação com pouco espaço”, completou Coutinho.

Estreia de Canobbio

O uruguaio fica à disposição do técnico Mano Menezes para o duelo desta noite (23), pela quarta rodada do Carioca, mas inicia no banco. Como o Fluminense vai a campo pela primeira vez com o time principal, o treinador optou por manter a base de seus jogadores diante da Portuguesa, em confronto a partir das 21h30.

Provável escalação do Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Manoel (Freytes), Thiago Santos e Fuentes; Bernal, Hércules (Martinelli) e Lima (Isaque); Riquelme, Keno e Kauã Elias (Lelê).

Pode ser que Canobbio entre no decorrer da partida, mas certamente dependerá da necessidade da equipe. Isso porque o Fluminense precisa vencer seu primeiro compromisso no Estadual para evitar prejuízos maiores, visto que figura na penúltima colocação, à frente apenas do Bangu, com dois pontos em três rodadas.